12/05/21
PUBLICIDADE
Participe pelo Meet!

Evento on-line sobre igualdade racial acontece nesta sexta-feira (16)

Divulgação
Divulgação


O Imecab (Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira) realiza, nesta sexta-feira (16), às 20h, o lançamento on-line da Revista História e Acervo da Mostra Afro-Brasileira Palmares. O evento será transmitido por meio da plataforma Google Meet (clique aqui para acessar).


Produzida com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), a publicação comemora os 35 anos da Mostra Afro-Brasileira Palmares. Por meio de textos e fotos, a compilação resume todas as edições da exposição, registrando a trajetória dos artistas nacionais e internacionais que passaram pela mostra, assim como importantes fatos sobre a história do movimento negro em Londrina.

O diretor do Imecab, Vagner Nogueira, explicou que cerca de mil cópias do material serão impressas e distribuídas entre as escolas municipais, bibliotecas e museus da cidade, entre outros espaços culturais e educacionais. "Queremos ajudar a enriquecer o ensino da história e cultura afro-brasileira, estabelecido pela Lei 10.639/03. Além disso, é importante registrar o trabalho importantíssimo feito pela Mostra Palmares, que é o único salão de arte brasileiro voltado à igualdade racial e o evento mais antigo do tipo na América Latina”, afirmou.

Homenagens – Durante o lançamento, também serão entregues diplomas de Honra ao Mérito a 13 personalidades – oito mulheres e cinco homens – que prestam serviços relevantes à comunidade afro-brasileira e à sociedade paranaense. Concedidas em parceria entre o Imecab e a Assembleia Legislativa do Paraná, as homenagens contam com a colaboração do deputado estadual Tercílio Turini que, após receber os nomes indicados pelo Instituto, elaborou os projetos de lei referentes às honrarias.

De acordo com Nogueira, o objetivo dessa iniciativa é valorizar tanto os esforços individuais das pessoas contempladas quanto a contribuição coletiva dos negros para a sociedade. "É importante reconhecer o trabalho dessas pessoas, pois isso incentiva que eles continuem a sua atuação, aumenta a autoestima da população negra e traz visibilidade para a luta pela igualdade racial. Em 2021, inclusive, fizemos questão de homenagear mais mulheres do que homens”, contou.

Serão homenageados o artista plástico Elifas Andreato; a cantora Angelina Pereira Nogueira; o professor-doutor Dejair Dionísio; a gestora da Igualdade Racial de Londrina, Maria de Fátima Beraldo; a advogada Maria Lucilda; o músico Paulo Nascimento; o escritor e professor Luis Melo; a enfermeira Nazilda Ventura; a cantora Suzana Menezes; o corretor de imóveis e ativista Manuel Antônio da Silva; a primeira auxiliar de enfermagem negra do Hospital Universitário de Londrina, Angelina Silva Gonçalves Baggio (in memoriam); a escritora e pesquisadora Maria Helena de Oliveira Moraes; e a cantora Maria Aparecida de Oliveira (Érica).
Redação Bonde com N.Com
PUBLICIDADE
Continue lendo
Baixe o documento completo!

Nova edição do fanzine para crianças Era uma Zine está no ar

11 MAI 2021 às 17h50
Rede Estadual do Paraná

Tecnologias da Celepar ajudam a monitorar o retorno às aulas presenciais

11 MAI 2021 às 17h46
Não deixe de fazer exercícios!

Inatividade aumenta mortes por doença cardiovascular na pandemia, aponta estudo da USP

11 MAI 2021 às 17h35
Confira!

Prefeitura de Londrina divulga homologação do resultado final do Teste Seletivo 35/2021

11 MAI 2021 às 17h10
Infraestrutura dos municípios

Paraná libera quase R$ 1 milhão para projeto da UEL de apoio à região de Londrina e pesquisa da seda

11 MAI 2021 às 16h35
Confira o evento completo!

Museu Histórico de Londrina divulga programação dentro da 19ª Semana Nacional de Museus

11 MAI 2021 às 16h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados