Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Participe pelo Meet!

Evento on-line sobre igualdade racial acontece nesta sexta-feira (16)

Redação Bonde com N.Com
16 abr 2021 às 16:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Imecab (Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira) realiza, nesta sexta-feira (16), às 20h, o lançamento on-line da Revista História e Acervo da Mostra Afro-Brasileira Palmares. O evento será transmitido por meio da plataforma Google Meet (clique aqui para acessar).


Produzida com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), a publicação comemora os 35 anos da Mostra Afro-Brasileira Palmares. Por meio de textos e fotos, a compilação resume todas as edições da exposição, registrando a trajetória dos artistas nacionais e internacionais que passaram pela mostra, assim como importantes fatos sobre a história do movimento negro em Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor do Imecab, Vagner Nogueira, explicou que cerca de mil cópias do material serão impressas e distribuídas entre as escolas municipais, bibliotecas e museus da cidade, entre outros espaços culturais e educacionais. "Queremos ajudar a enriquecer o ensino da história e cultura afro-brasileira, estabelecido pela Lei 10.639/03. Além disso, é importante registrar o trabalho importantíssimo feito pela Mostra Palmares, que é o único salão de arte brasileiro voltado à igualdade racial e o evento mais antigo do tipo na América Latina”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Homenagens – Durante o lançamento, também serão entregues diplomas de Honra ao Mérito a 13 personalidades – oito mulheres e cinco homens – que prestam serviços relevantes à comunidade afro-brasileira e à sociedade paranaense. Concedidas em parceria entre o Imecab e a Assembleia Legislativa do Paraná, as homenagens contam com a colaboração do deputado estadual Tercílio Turini que, após receber os nomes indicados pelo Instituto, elaborou os projetos de lei referentes às honrarias.


De acordo com Nogueira, o objetivo dessa iniciativa é valorizar tanto os esforços individuais das pessoas contempladas quanto a contribuição coletiva dos negros para a sociedade. "É importante reconhecer o trabalho dessas pessoas, pois isso incentiva que eles continuem a sua atuação, aumenta a autoestima da população negra e traz visibilidade para a luta pela igualdade racial. Em 2021, inclusive, fizemos questão de homenagear mais mulheres do que homens”, contou.

Serão homenageados o artista plástico Elifas Andreato; a cantora Angelina Pereira Nogueira; o professor-doutor Dejair Dionísio; a gestora da Igualdade Racial de Londrina, Maria de Fátima Beraldo; a advogada Maria Lucilda; o músico Paulo Nascimento; o escritor e professor Luis Melo; a enfermeira Nazilda Ventura; a cantora Suzana Menezes; o corretor de imóveis e ativista Manuel Antônio da Silva; a primeira auxiliar de enfermagem negra do Hospital Universitário de Londrina, Angelina Silva Gonçalves Baggio (in memoriam); a escritora e pesquisadora Maria Helena de Oliveira Moraes; e a cantora Maria Aparecida de Oliveira (Érica).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade