Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Farmacêutico formado pela UEM, Rui Curi dirige Fundação Butantan

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 fev 2021 às 14:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde outubro de 2017, a Fundação Butantan tem como diretor-executivo um egresso da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o nova-esperancense Rui Curi. Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UEM em 1980, é professor aposentado pela USP (Universidade de São Paulo), onde fez mestrado e doutorado em Fisiologia Humana. Tem cinco pós-doutorados internacionais, é livre-docente e professor titular na USP desde 1998.


A Fundação Butantan, criada em 1989, é o órgão de apoio administrativo às atividades científicas do Instituto Butantan, este vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e fundado em 1901, à época como Instituto Serumtherapico. Como diretor-executivo, Curi tem o desafio de gerir os contratos firmados, o que inclui aqueles para a vacinação anticovid-19. "Nosso desafio é produzir e fornecer vacinas e soros para o Ministério da Saúde e, assim, atender a saúde pública brasileira”, frisa Curi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pelo menos 90% dos soros contra picadas de animais peçonhentos têm origem no Butantan, que se destaca nacional e internacionalmente na incorporação de tecnologias para uso em saúde humana. O diretor-executivo também exemplifica que "todas as doses de vacina da gripe comum no Brasil são produzidas no Butantan: anualmente, 80 milhões de doses, o que representa 10% da produção mundial dessa vacina”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava


Lembranças da UEM - O livre-docente guarda com carinho os momentos vividos na UEM. Incentivado por seus então docentes da Estadual de Maringá, Curi teve contribuição nos estudos precursores sobre o adoçante natural estévia, cujo mercado está estimado em US$ 4 bilhões. "A UEM tem uma massa de pesquisadores muito importante. São muito produtivos, criativos e dedicados! Conheço muitos deles e tenho admiração enorme pelo trabalho que é feito na universidade”, elogia o doutor, que vê na UEM uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão com grandes contribuições a Maringá, onde está o câmpus sede, bem como ao Paraná e ao Brasil.

Publicidade


Em 2018, enquanto profissional já bastante renomado, Curi recebeu da UEM o título de doutor honoris causa. Atualmente, além de dirigir a Fundação Butantan, ele é diretor técnico do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan. "Tenho muito orgulho de ter estudado na UEM, tenho muita saudade e muito carinho por esta universidade”, finaliza o diretor-executivo da Fundação Butantan.


Pioneirismo na vacinação contra a pandemia - O Instituto Butantan, respeitada organização de pesquisa e amplamente lembrada por seus soros antiofídicos, é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil e responsável pela produção nacional da CoronaVac, a única vacina anticovid-19 produzida no país até então, com matéria-prima enviada pelo laboratório chinês Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.


Minutos após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter autorizado o uso emergencial da CoronaVac, no dia 17 de janeiro, a primeira dose do imunizante foi aplicada, em São Paulo (SP). No dia seguinte, 4,6 milhões de frascos começaram a ser distribuídos para as cinco regiões brasileiras enquanto que 1,4 milhão de doses permaneceu no estado de origem. No dia 20, o HUM-UEM (Hospital Universitário Regional de Maringá) iniciou a imunização dos servidores. Até o momento, o HUM aplicou 774 doses.

De acordo com o consórcio nacional de imprensa, até 28 de janeiro mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil receberam a primeira de duas doses anticovid-19, sendo somadas aplicações da CoronaVac e da segunda vacina aprovada para uso emergencial pela Anvisa – a que é produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, ambas do Reino Unido, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e importadas do Instituto Sérum, da Índia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade