Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Federação muçulmana do Brasil lança animação sobre cientistas árabes

Redação Bonde com Agência Brasil
12 abr 2021 às 14:38
- Divulgação/Fambras
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil) lançou nesta segunda-feira (12) uma série de desenhos animados que narra histórias de cientistas árabes e muçulmanos que contribuíram para o desenvolvimento da civilização humana. O primeiro episódio da animação Nour e o Portal da História estará disponível a partir de terça-feira (13), na internet.


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou do evento virtual de lançamento e lembrou que o Brasil possui uma significativa comunidade islâmica. "Para a coexistência desse pluralismo, a educação torna-se imprescindível, pois só conhecimento do outro permite a construção de relações entre culturas diferentes, além de possibilitar uma aproximação tolerante a amigável entre elas”, disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em pesquisa feita em 2020, 11,61 milhões de árabes e descendentes vivem no Brasil, o que corresponde a cerda de 6% da população brasileira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Homenagem a Tieta

Pesquisadoras batizam de Tietasaura ossada encontrada na Bahia no século 19


Ribeiro destacou ainda a importância da ciência em momentos de crise, como da pandemia de covid-19. "Felicito pelo lançamento [da série] no Brasil em um momento muito oportuno, considerando essa forma lúdica de expressar as verdades da ciência, além de demonstrar a coragem daquele que se dedicaram a contribuir para o desenvolvimento dos nossos povos”, disse.


A animação Nour e o Portal da História faz parte de um programa integrado para difundir a educação criativa, da Academia de Pesquisa e Tecnologia Científica do Ministério da Educação Superior do Egito, em parceria com a associação de ex-alunos da Universidade Al-Azhar, do Cairo. A série também já foi televisionada em diversos países.

A Fambras trouxe para o Brasil os 30 episódios da primeira temporada da animação, que foram dublados para o português. Eles serão disponibilizados na internet, um a cada dia, durante os 30 dias do Ramadã, que começa nesta terça-feira (13). O Ramadã é o mês sagrado do calendário islâmico, período de oração em que os muçulmanos fazem jejum do nascer ao pôr do sol.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade