Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Até 29 de junho

Festival de Música da Rádio MEC abre inscrições nesta segunda

Luiz Claudio Pereira/Agência Brasil
18 mai 2020 às 12:02
- Fernando Frazão/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A carioca Lydia Musafir, aos 75 anos de idade, redescobriu uma paixão antiga, o teclado do piano. Ela, que aprendeu a tocar na adolescência, havia deixado a música quando chegou à vida adulta. Depois da morte do marido, não só voltou a dedilhar as notas, mas também a preencher novas partituras da vida. Transformou-se em compositora. Isso há 10 anos.

Desde então, gravou três CDs e acumula mais de 50 trabalhos autorais no currículo. Nesse novo contexto de percurso, uma surpresa: foi a grande vencedora na categoria instrumental do Festival da Rádio MEC, em 2018. "Foi um dos grandes momentos da minha vida. Nem acreditei. Não imaginava que poderia vencer". Ela venceu com a música Melancolia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como a musicista, artistas da Região Sudeste e, agora nesta edição, do Distrito Federal terão nova oportunidade de mostrar seus talentos no tradicional festival, que chega à 12ª edição. As inscrições começam nesta segunda (18) e vão até 29 de junho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Crianças e adolescentes que chegam com sono nas escolas preocupam especialistas

Imagem de destaque
De Londrina

Pesquisadora da Embrapa Soja organiza livro sobre papel da ciência brasileira no combate à fome

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Aprovados

UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024


Estímulo à criação

Publicidade


A compositora e pianista Lydia Musafir ressalta que o momento de isolamento físico é um estímulo para criar. "Como ficamos mais em casa, ouvimos e tocamos mais". Ela sonha em sentir de novo aquele sabor da vitória, como em 2018. Também naquele ano, o compositor Douglas Malharo ficou entre os finalistas na categoria Música Popular Brasileira, com a música Disseram. "Uma dádiva ter uma rádio como a MEC em nossa vida. Mesmo com a pandemia, vai realizar o festival". Ele entende que é uma grande oportunidade para os artistas brasileiros.


Quem conheceu no ano passado os aplausos da vitória também foi o compositor Eduardo Camenietizki, vencedor na categoria Melhor Música Clássica, com a peça Três vinhetas para violino solo. "Um grande prêmio que o festival proporciona é que sua música passa a ser mais ouvida e circula mais, o que todo artista deseja".

Publicidade


Divulgação e interação


Pelo site radiomec.ebc.com.br e redes sociais, os internautas vão poder acompanhar todas as ações durante o período do evento. Serão entrevistas e vídeos com músicos que participaram de outras edições, divulgação dos trabalhos dos candidatos deste ano e lives com os resultados de cada fase da competição. A ideia é que o público não perca nenhum detalhe do festival, que vai mexer com a música brasileira.

Publicidade


Outra novidade deste ano é a possibilidade de participação de músicos de Brasília, além dos candidatos da Região Sudeste. A proposta do festival é revelar e promover gravações inéditas, a fim de abrir espaço na programação das emissoras para cantores, compositores e instrumentistas que concorrem em nove categorias. No ano passado, 687 trabalhos concorreram no evento.


Inscrições

Publicidade


Para fazer a inscrição gratuita, os candidatos devem preencher online uma ficha, disponível no site http://radiomec.ebc.com.br e fazer o upload do material solicitado no regulamento.


A competição recebe composições originais nas categorias: música clássica, música instrumental, música infantil e canção popular. Na primeira fase, as obras são selecionadas pela equipe da Rádio MEC e entram na programação das emissoras. Na etapa seguinte, as vencedoras são definidas pela comissão julgadora, formada por um júri técnico de cada área e por meio da votação do ouvinte pelo site do festival.

Publicidade


Categorias


Os candidatos podem participar com até duas composições por modalidade. Os critérios para seleção observam a qualidade artística – música, letra, partitura e interpretação – bem como a originalidade da obra.

Publicidade


Além dos compositores, intérpretes também serão premiados no Festival de Música Rádio MEC 2020 pelos próprios ouvintes. Após a fase de inscrição, o público pode votar pela internet no site do concurso.


Os nove vencedores do festival serão reconhecidos nas seguintes categorias: melhor canção, melhor intérprete vocal, melhor música infantil, melhor intérprete de música infantil, melhor música instrumental, melhor intérprete de música instrumental, melhor música clássica, melhor intérprete de música clássica e melhor música eleita pelo voto popular (internet).


Etapas


As etapas do Festival de Música Rádio MEC 2020 contemplam o período de inscrições; a escolha, divulgação e veiculação das semifinalistas; a escolha, divulgação e veiculação das músicas finalistas com votação pela internet; e a divulgação dos vencedores.


Do total de inscrições válidas, a comissão julgadora selecionará 24 músicas que serão veiculadas nas emissoras no período de um mês. Na etapa seguinte, as 12 obras finalistas permanecem na programação e são disponibilizadas para votação pela internet.


A comissão julgadora será formada por até cinco membros, personalidades de notório saber ou em atividade na área musical, e profissionais da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).


Os vencedores de todas as categorias serão anunciados no dia 27 de setembro. Os premiados serão reconhecidos com troféus e a transmissão da música na programação da Rádio MEC, de acordo com o perfil de cada emissora. O regulamento e outras informações do Festival de Música Rádio MEC estão disponíveis no mesmo site, onde os interessados podem obter mais informações sobre o concurso.


A iniciativa é da EBC que faz a gestão das emissoras públicas Rádio MEC FM (99,3 MHz), no Rio de Janeiro, e Rádio MEC AM (800 kHz), no Rio de Janeiro e em Brasília.


Acompanhe as datas e saiba tudo sobre o festival:


18/05 – Publicação do edital


18/05 a 29/06 – Período de inscrição


13/07 – Divulgação das músicas semifinalistas no site


27/07 a 26/08 – Período de execução das músicas semifinalistas nas emissoras


27/08 – Divulgação das músicas finalistas no site


27/08 a 27/09 – Período de execução das músicas finalistas nas emissoras


27/08 a 27/09 – Votação pela internet

27/09 – Divulgação dos vencedores


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade