Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Financiamento da educação básica terá novas regras definidas pelo MEC

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 jan 2020 às 11:36
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Congresso Nacional receberá do Governo Federal, por meio do MEC (Ministério da Educação), uma proposta de alteração nas regras do financiamento da educação básica. O objetivo do MEC é aumentar a contribuição da União para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Em voga desde o ano de 2006, com a intenção de ser mantido em atividade até 2020, o Fundeb é, atualmente, o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país. Os recursos são responsáveis por mais de 60% do investimento de todo ensino básico no Brasil. Tais valores são provenientes de impostos e repasses da União, estados e municípios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No ano passado, somente a União transferiu R$ 14,3 bilhões aos estados. Informações coletadas pela comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para discutir a PEC 15/2015 indicam que, caso a proposta de ampliar a participação da União dos atuais 10% para 40% em 2031 seja aprovada, o impacto orçamentário da mudança será da ordem de R$ 279,8 bilhões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos esportivos e culturais

Programa Vencer leva arte e cultura às escolas da rede municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inscrições vão até 5 de abril

UEL: Curso de Computação Licenciatura EaD abre vagas para estudantes que prestaram o Enem

Imagem de destaque
Educação

Criança com diabetes ganha direito de ter profissional de apoio para frequentar escola no Paraná

Imagem de destaque
Fique por dentro do cronograma

Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março


O diálogo sobre a possibilidade de elevação dos repasses da União já está em debate na Câmara dos Deputados, desde a criação de uma comissão especial sobre o tema, a PEC 15/2015. O Senado também discute a pauta, por meio da implementação da PEC33/2019.

Publicidade


De acordo com o ministro da Educação Abraham Weintraub o intuito é fazer com que o Brasil avance no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), índice que avalia o nível da educação básica no mundo.


*Com informações da Agência Brasil


Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Para mais informações sobre bolsas de estudo, você pode contar com a ajuda do Educa Mais Brasil. São milhares de instituições parceiras e você ainda pode estudar com um desconto de até 70%. Se interessou? Acesse o site do Educa Mais Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade