O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 mesmo tendo finalizado a etapa de provas no ultimo domingo, deve ser motivo de atenção dos candidatos nos próximos dias. Os gabaritos e os cadernos de questões estarão disponíveis nesta quarta-feira (13). São três locais para consulta: site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.
Quem leva o caderno de questões para casa acaba tendo a possibilidade de conferir número de questões que conseguiu acertar, muitos na tentativa de calcular a nota. Mas afinal, é possível saber a nota do Enem com o gabarito?
Mesmo tendo como ter uma ideia de como foi o desempenho geral na avaliação, não é possível saber a nota exata por meio do gabarito. Isto porque método de correção tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento.
Leia mais:
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Paraná inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual em 2025
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade Para Todos). Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil pode, ainda, usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.
Para mais informações sobre bolsas de estudo, acesse o site do Educa Mais Brasil.