Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
R$ 5 milhões de investimento!

Governo divulga os 40 projetos aprovados no Programa Pesquisa para o SUS

Redação Bonde com AEN
05 abr 2021 às 14:18
- Arquivo AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, divulgou os 40 projetos selecionados na chamada pública 11/2020, do PPSUS (Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde) - edição 2020/2021. O valor investido é de aproximadamente R$ 5 milhões.


O objetivo é apoiar atividades de pesquisa, que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Paraná com contribuição para o desenvolvimento da ciência tecnologia e inovação no Sistema Único de Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, explicou que o edital seguirá o conceito do Napi (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação) - Atenção Primária de Saúde. Segundo ele, este Napi nasceu da necessidade de a atenção primária (prestada nos municípios) ser a ordenadora e coordenadora do cuidado ao cidadão. "Com esta iniciativa, é possível realizar pesquisas que tornem o sistema de saúde do Paraná mais inteligente, eficiente e econômico”, ressaltou Spinosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas


O programa é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Secretaria de Estado da Saúde.

Publicidade


"Foram meses de uma construção árdua, mas sólida de um programa que se constitui como um dos mais robustos de fomento à pesquisa na área da saúde no Brasil”, disse a coordenadora do PPSUS do Paraná e responsável pela Comissão da Saúde da Fundação Araucária, Priscila Tsupal. "O Programa de Pesquisa SUS está cada vez mais consolidado no Estado, considerando a relação afinada da Fundação Araucária, a Superintendência de Ciência Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria da Saúde, com as ações voltadas para a área de fomento à pesquisa e inovação em saúde”.


Novas linhas – Nesta edição, o edital teve novas linhas de pesquisa dentro dos cinco eixos temáticos, seguindo a orientação do Governo do Estado, que é a de promover ações de enfrentamento e prevenção ao coronavírus.

Publicidade


Essas novas linhas são: estudos sobre o impacto da Covid-19 na atenção materno-infantil; condições crônicas não transmissíveis; desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da Covid-19; avaliação da rede de atenção à saúde sob o contexto da emergência em saúde pública desencadeada pela Covid-19; e avaliação econômica das ações para enfrentamento do coronavírus.


Pesquisadores – Os eixos temáticos e linhas de pesquisa da chamada pública foram definidas por pesquisadores das áreas da saúde, biológicas e de tecnologia da informação, técnicos e gestores da saúde do Estado, controle social local e órgãos de controladoria, na Oficina de Prioridades 2019/2020.

Publicidade


Confira alguns dos projetos aprovados:


Efeitos de um modelo multiprofissional de intervenção em parâmetros biopsicossociais de pessoas com obesidade pós-Covid-19 - Por meio dos hospitais Municipal de Maringá e Metropolitano, os pacientes com obesidade que recebem alta da Covid-19 em diferentes sintomas (leve, moderado, grave e severo) passarão por um processo de reabilitação global (aspectos físicos, nutricionais e psicossociais), por meio de uma equipe multiprofissional, composta por profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, biomédicos e fonoaudiólogos.

Publicidade


O objetivo é reduzir eventuais sequelas causadas pela Covid-19 e capacitar profissionais de saúde no manejo pós-hospitalar.


"O fomento é substancial para condução de pesquisas de impacto nacional e, sobretudo, internacional. Nesse sentido, o PPSUS apresenta-se como um dos principais programas para o desenvolvimento de pesquisas no Paraná e nos demais estados”, afirmou o coordenador do projeto, pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, Braulio Henrique Magnani Branco.

Publicidade


Integração de ferramentas de detecção precoce e monitoramento de arbovírus, controle e análise de resistência a inseticidas sintéticos em culicideos vetores de área urbana - Neste trabalho está reunido um conjunto de pesquisadores e profissionais da secretaria estadual da Saúde. A 17ª Regional de Saúde, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Londrina são responsáveis pela estruturação do projeto, que tem como meta a prevenção de agravo à saúde determinada por arbovírus (Dengue, Zika e Chikungunya).


"Com este projeto buscamos o fortalecimento e união entre pesquisadores e gestores da saúde no Estado, com objetivo de colocar a ciência como catalisador de medidas de prevenção de agravos a saúde”, informou o coordenador do projeto e professor, Mario Antonio Navarro da Silva.

Para conhecer os projetos clique aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade