A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) firmou uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para ofertar cursos de línguas via Programa Nacional de Acesso ao Emprego Técnico e Emprego (Pronatec).
Os cursos ofertados são espanhol e inglês básico, e o curso de língua brasileira de sinais (libras). A carga horária é de 160 horas e serão realizados com aulas presenciais no IFPR, duas vezes por semana, no período noturno.
As pré-matrículas devem ser feitas na SMTER (Rua Pernambuco, 162), das 8h às 14h. As inscrições vão até o dia 8 de dezembro.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, destacou que muitas vezes ter o domínio de um idioma pode ser decisivo no mercado de trabalho competitivo. "Atualmente, a concorrência pelas vagas de emprego está muito grande. Temos muitos profissionais capacitados buscando a reinserção no mercado formal. Um curso de inglês, espanhol ou libras é um diferencial importantíssimo e pode levar o trabalhador a conquistar uma vaga", afirmou.
De acordo com o secretário, a formação em línguas oferece uma bolsa por hora que o aluno passa no curso. "A pessoa que efetivamente esteja inscrito e frequente as aulas vai receber um auxílio de R$ 2,50 por hora de curso. É um valor que já custeia, por exemplo, o transporte para frequentar as aulas. São duas noites por semana, com pouco mais de três horas por noite de curso. É um incentivo para que o aluno se mantenha durante a formação", pontuou.