A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte acertou um novo termo de parceria com as instituições de Educação Especial. O acordo, que deve ser implementado a partir de agosto, contempla escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial, centros de atendimento educacional especializado e escolas para surdos e/ou cegos.
O novo termo terá validade até janeiro de 2023 e o incentivo financeiro do Governo do Estado previsto para a Educação Especial será de mais de R$ 400 milhões, destinados a 400 instituições.
Essa nova parceria é fruto do diálogo estabelecido entre as partes. Além da secretaria, participam também a Federação das Apaes do Paraná e a Febiex (Federação Estadual das Instituições de Reabilitação), com apoio do senador Flávio Arns.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Em janeiro de 2021 já havia sido estabelecida a prorrogação de colaboração entre a Rede Estadual de Ensino e as instituições de Educação Especial. Na ocasião, o incentivo financeiro foi de aproximadamente R$ 130 milhões para a manutenção de atividades e atendimentos das instituições parceiras.
"A Secretaria da Educação abriu um canal de diálogo muito intenso com as partes. Essa proposta foi construída em conjunto com as federações e mostra que o Governo do Estado do Paraná mantém o diálogo com as instituições e tem feito esse trabalho importante em conjunto com a sociedade”, destaca Roni Miranda, diretor de Educação da pasta.
Os recursos serão para a contratação de profissionais voltados ao atendimento dos estudantes e para despesas de funcionamento das escolas especializadas e centros de atendimento educacional especializado.
A partir de agora, serão dados os encaminhamentos por meio do Departamento de Educação Especial da Diretoria de Educação da Secretaria para que seja assinado o novo termo.
Parcerias – As parcerias entre o Governo do Estado e as organizações da sociedade civil são celebradas como forma de desenvolver e fortalecer a Educação Especial. Com a ação conjunta de profissionais da Educação da rede estadual e os contratados pelas instituições por meio da parceria, além do apoio familiar, assegura-se o processo de escolarização dos estudantes.