23/06/21
PUBLICIDADE
Confira!

Inep define cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2021

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


O MEC (Ministério da Educação) publicou, no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (13), portaria que define o cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica relativo ao ano de 2021.

Coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Ele conta com a participação de todas escolas públicas e privadas do país, e a pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

Duas etapas - A portaria publicada nesta quinta estabelece datas e responsabilidades para as duas etapas de coleta e atividades do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica, que será feito por meio do Sistema Educacenso, via internet. A primeira etapa abrange a matrícula inicial. De acordo com a portaria, a disponibilização do Sistema Educacenso para declaração de dados tem início em 18 de junho e ficará a cargo da DTDIE, do Inep (Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais).

A coleta de dados será entre os dias 18 de junho e 23 de agosto, devendo ser feita pelo diretor ou responsável pela escola ou pelo processo de exportação dos dados e gestores (municipais, estaduais e do Distrito Federal). Os dados preliminares enviados ao MEC serão publicados no DOU.

A partir da publicação no DOU, inicia-se o prazo para que a Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep disponibilize os relatórios, por escola, no Educacenso, para conferência, ratificação e eventual retificação das informações a serem feitas pelos gestores estaduais e municipais. Ao final dessa etapa, o resultado final do número de matrículas presenciais será enviado ao Tribunal de Contas da União em 14 de dezembro. No dia seguinte, os dados finais homologados serão enviados ao MEC, para cálculo dos coeficientes de distribuição do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).

A portaria prevê que os dados finais serão preparados e divulgados entre os dias 16 de dezembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022, e que as sinopses estatísticas da educação básica sejam divulgadas em 31 de janeiro de 2022.

Situação dos alunos - A segunda etapa do Censo Escolar de 2021 abrange a situação dos alunos. Caberá à DTDIE disponibilizar, em 1º de fevereiro de 2022, o módulo sobre a situação do aluno no Sistema Educacenso para declaração de dados. A coleta dos dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados na primeira etapa deverá ser feita até 17 de março de 2022 pelo diretor ou responsável pela escola.

A disponibilização das taxas de rendimento preliminares e dos relatórios por escola no módulo Situação do Aluno (para conferência, ratificação e retificação de eventuais erros, pelos gestores municipais e estaduais) deverá ser feita em 4 de abril para serem conferidas, ratificadas e retificadas, caso erros sejam identificados, até o dia 18 de abril.

Em seguida, a verificação final dos dados processados será feita pela Diretoria de Estatísticas Educacionais entre os dias 20 de abril e 6 de maio de 2022. Por fim, no dia 19 de maio, serão disponibilizados os dados por escola no módulo Situação do Aluno (com os dados finais de rendimento e movimento escolar), e divulgados os indicadores de rendimento escolar no portal do Inep.

"A data de referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar da Educação Básica de 2021 é a última quarta-feira do mês de maio”, informa a portaria, que prevê a possibilidade de o Inep alterar datas e prazos, em função das medidas de enfrentamento à pandemia.
Redação Bonde com Agência Brasil
PUBLICIDADE
Continue lendo
Em parceria com o Unicef

Turma da Mônica ilustra guia para retorno às aulas presenciais

23 JUN 2021 às 11h15
Confira as dicas!

Sensação de despreparo e falta de foco são preocupações no Enem 2021; saiba como evitar

22 JUN 2021 às 18h02
Estudo

Estudo da UFPR aponta novembro como mês em que Covid-19 começa a ser derrotada

22 JUN 2021 às 17h44
Formação em políticas públicas

Programa destinará 12 mil bolsas de qualificação a artistas e produtores culturais paranaenses

22 JUN 2021 às 15h05
Remição pelos livros

Leitura pode reduzir a pena na prisão, mas ainda há desafios

21 JUN 2021 às 17h15
Projeto Circo do Só Ler

Entenda o poder da música quando usada como instrumento educacional

21 JUN 2021 às 16h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados