Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – referentes ao Encceja Exterior Regular, Encceja Exterior PPL (pessoas privadas de liberdade) e Encceja Nacional PPL – serão divulgados nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, como anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nessa divulgação serão liberadas apenas as notas do ensino médio. Os resultados do ensino fundamental estão previstos para o final de fevereiro.
Certificado
Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir às secretarias estaduais de Educação e aos institutos federais de educação ciência e tecnologia, escolhida durante a inscrição, para solicitar o certificado. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com a declaração, o participante fica liberado para repetir as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Ou, caso complete as declarações nas quatro áreas, já pode solicitar o certificado.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Encceja
Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada, o exame voltou a certificar o ensino médio em 2017. O Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.