Começam na segunda-feira (11) as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020, que poderão ser feitas até o dia 22 de janeiro, no Sistema Encceja. Caso necessário, o participante poderá solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. O exame é aplicado para estudantes interessados em obter o certificado da educação básica: ensino fundamental - com, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova; e médio – idade mínima exigida é 18 anos.
As inscrições são gratuitas, mas se o candidato não justificou a ausência na edição de 2019 ou teve a justificativa reprovada, deverá pagar o valor de R$ 40, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União) Cobrança, que será gerado pelo sistema ao final do ato de inscrição. A consulta do resultado da justificativa de ausência já está disponível.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o GRU estará disponível na semana do dia 18 e poderá ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Para acessar a Página do Participante do Encceja, o inscrito deve, obrigatoriamente, realizar o cadastro no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha, únicos para todos os serviços federais e são necessários para acompanhar a situação da justificativa e da inscrição.
Provas - O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.
Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia.
A avaliação para o ensino médio contempla ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.
Cronograma
Inscrição: 11 a 22 de janeiro de 2021
Pagamento da GRU: 11 a 27 de janeiro de 2021
Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de janeiro de 2021
Resultado da solicitação: 1º de fevereiro de 2021
Recurso da solicitação: 1º a 5 de fevereiro de 2021
Resultado do Recurso: 12 de fevereiro de 2021
Solicitação de tratamento pelo Nome Social: 11 a 22 de janeiro de 2021
Resultado da solicitação: 1º a 5 de fevereiro de 2021
Recurso da solicitação: 1º a 5 de fevereiro de 2021
Resultado do Recurso: 12 de fevereiro de 2021
Provas: 25 de abril de 2021