Inicia nesta segunda-feira (27) e segue até 7 de junho o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. No Rio Grande do Sul, com a calamidade pública, haverá um calendário estendido, que ainda será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
As provas estão previstas para os dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a página do participante e acessar o cadastro na conta gov.br.
Os resultados dos recursos da isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última exta-feira (24), bem como dos recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção do valor.
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados podem ser empregados para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Ainda são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.
Os estudantes que não concluíram o ensino médio podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.