As áreas das Engenharias e Ciências Biológicas são contempladas na 34ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, que está com as inscrições abertas até o dia 30 de junho. A iniciativa tem como objetivo valorizar pesquisas que são desenvolvidas nas universidades e institutos de pesquisas; e impactam no desenvolvimento do estado do Paraná. Para saber mais, clique aqui.
Estudantes, professores e profissionais podem se inscrever em uma das cinco categorias: pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalismo científico. Os vencedores receberão um prêmio que varia de R$ 11.568,29 até R$ 34.704,88, de acordo com a categoria.
Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona o prêmio é um importante estímulo às ações de pesquisa que são desenvolvidas no Estado. "Além do reconhecimento financeiro expressivo da premiação, essas ações projetam o Governo do Estado como protagonista no incentivo à pesquisa científica realizada por alunos e professores”.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão composta por profissionais de cada uma das áreas escolhidas para o prêmio. Os avaliadores são vinculados às instituições de pesquisa de diferentes estados, exceto do Paraná.
Premiação – Os premiados nas categorias pesquisador, pesquisador-extensionista e estudante de graduação receberão certificado e prêmio em dinheiro, com base nos vencimentos de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.
Os vencedores nas categorias Inventor Independente e Jornalista receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.
Áreas – As áreas contempladas pelo edital foram distribuídas da seguinte forma: Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica, Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.
(*Com texto e informações da Seti).