Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tratamento experimental

Instituto Butantan busca doação de plasma de pessoas que tiveram Covid

Redação Bonde com Folhapress
05 mai 2021 às 14:51
- Jardiel Carvalho (F)/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Butantan iniciou uma campanha em busca de pessoas que já tiveram Covid-19 para que doem plasma. O material, que é a parte líquida do sangue, está sendo utilizado em caráter experimental para o tratamento de pacientes que estejam com a doença em sua fase inicial, com até 72 horas desde o início dos sintomas.


"O sangue é formado por dois grandes componentes: a parte líquida, que é o plasma, e os elementos celulares, que são as plaquetas, hemácias e leucócitos", explica o médico hematologista Juliano Cordova Vargas, professor do Centro Universitário São Camilo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Quando a gente tem um processo infeccioso, é muito comum localizar no plasma os anticorpos contra aquele agente que o organismo reconheceu e combateu. Isso acontece com a Covid", acrescenta o professor. Por esse motivo, o chamado plasma convalescente -isso é, das pessoas que já tiveram o coronavírus- é usado nos doentes, para que haja estímulo à produção de anticorpos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Em um vídeo publicado nas redes sociais do Butantan, o diretor do instituto, Dimas Covas, afirmou que o tratamento com plasma convalescente é uma "vacina instantânea".

Publicidade


"A intenção é transferir ao paciente, de maneira passiva, anticorpos, até que seu próprio organismo tenha tempo para montar sua resposta imune. Os dados disponíveis, até o momento, indicam que o plasma de convalescente funciona bem contra as variantes existentes no Brasil", diz o Butantan, em nota.


Segundo o instituto, esse tipo de tratamento "já foi utilizado em outras doenças infecciosas como a poliomielite, sarampo, caxumba, entre outras". O Butantan cita infecções, como gripe espanhola, Sars, Mers e ebola.

Publicidade


Vargas acrescenta, porém, que os estudos sobre a eficácia da terapia com plasma convalescente em casos de Covid ainda estão em fase preliminar. O próprio Butantan afirma que não tem dados consolidados de resultados obtidos a partir desse tratamento.


Mesmo assim, o especialista considera a iniciativa válida. "A Covid pegou todo mundo desprevenido e, por isso, começou-se a pensar em estratégias. Estamos trocando o pneu com o carro andando", diz.

Publicidade


O Butantan afirma que o projeto-piloto está sendo feito, por enquanto, em somente três cidades paulistas: Araraquara (273 km de SP), Batatais (352 km de SP) e Santos (72 km de SP). "A ideia é ampliar para todo o estado de São Paulo por meio de parcerias com às prefeituras", diz o instituto.


O procedimento para doação de plasma é semelhante ao de uma doação de sangue convencional. Para doar, a pessoa precisa ter se recuperado da Covid há pelo menos 30 dias, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60, pois, segundo os protocolos, quem tem 61 anos ou mais e nunca doou sangue está inapto) e ter pelo menos 50 quilos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização do responsável. A doação pode ser feita em qualquer hemocentro parceiro do Butantan no estado de São Paulo.

Publicidade


Para receber o plasma convalescente, a pessoa deve estar com sintomas da Covid-19 iniciados em até 72 horas, além de apresentar uma ou mais das seguintes indicações: ser imunossuprimido, ter 60 anos ou mais ou possuir comorbidades (diabetes, hipertensão, coronariopatia ou obesidade).


A administração do plasma convalescente no paciente infectado pelo coronavírus é parecida com uma aplicação de soro ou com uma transfusão de sangue comum. Uma bolsinha com 200 a 500 ml é colocada ao lado da pessoa e o líquido vai sendo injetado aos poucos. Segundo o Butantan a infusão pode ser feita em um ou mais dias.

Publicidade


Saiba mais sobre o tratamento


O que é plasma ? - É a parte líquida do sangue;

Publicidade


Por que é utilizado? - Ele concentra os anticorpos produzidos pelo corpo para combater uma doença. Estudos indicam que o uso do plasma do paciente recuperado pode ajudar no tratamento de quem ainda está doente;


Quem pode doar? - Pessoas que tenham tido Covid-19 e que estejam totalmente recuperadas há pelo menos 30 dias;


Quais são os critérios para doação? - Os mesmos de uma doação de sangue convencional:
- Ter boas condições de saúde no momento
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem ter autorização do responsável)
- Pesar no mínimo 50 kg
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
- Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação


Quem pode receber o plasma convalescente? - O tratamento é indicado para pessoas que tenham iniciado os sintomas da Covid-19 em até 72 horas ou que tenham diagnóstico confirmado por exame. Além disso, é necessário preencher uma ou mais condições abaixo:
Pacientes imunossuprimidos (especialmente aqueles tratados com anticorpos monoclonais anti-CD20)
Pacientes com 60 anos ou mais
Pacientes com comorbidades: diabetes, hipertensão, coronariopatia e obesidade;


Como é feita a aplicação do plasma no paciente? - É como uma aplicação de soro ou uma transfusão de sangue comum;


Onde a doação pode ser feita? - A lista de hemocentros parceiros do Butantan pode ser acessada aqui;


Onde o tratamento está sendo feito? - O projeto-piloto é realizado nas cidades de Araraquara, Batatais e Santos. Segundo o Butantan, a ideia é ampliar o projeto para todo o estado, por meio de parcerias com as prefeituras

Fontes: Instituto Butantan e Juliano Cordova Vargas (professor de Hematologia do Centro Universitário São Camilo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade