Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Robô no planeta vermelho

Laboratório em Marte: Perseverance se prepara para colher amostras

Redação Bonde com Agência Brasil
15 mar 2021 às 16:54
- Divulgação/NASA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A sonda exploradora Perseverance se prepara para começar a coleta de material do solo marciano, informou na sexta-feira (12) a agência aeroespacial norte-americana Nasa pelas redes sociais.


Segundo o vídeo demonstrativo publicado pela agência no Twitter, a sonda exploradora deverá expelir a placa protetora que cobre o sistema de coleta de amostras contido na "barriga" do robô. A Perseverance conta com uma estrutura completa de análise de pedras e de solo, com 43 compartimentos capazes de identificar a composição química das amostras coletadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O robô explorador conta também com 5 tubos especiais em seu laboratório interno. Essas estruturas serão responsáveis por checar se as outras amostras coletadas não foram contaminadas por agentes terrestres - como gases expelidos pela sonda ou contaminantes químicos do sistema de propulsão da Perseverance.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Esses tubos serão, futuramente, coletados e retornarão à Terra. Eles ajudarão os cientistas a avaliar com precisão quais amostras são puramente marcianas e quais sofreram qualquer tipo de influência dos sistemas da Perseverance.


Toda a manipulação de tubos e materiais da Perseverance é feita por braços mecânicos. Após coletadas e analisadas, as amostras são hermeticamente lacradas e guardadas para uma futura coleta, em missões futuras ao planeta vermelho.

Missão - A Perseverance chegou a Marte em fevereiro. O robô foi enviado para pesquisar solo e atmosfera do planeta vermelho. Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, a missão tem por objetivo procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho. Para isso, carrega sete instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias. Entre os experimentos que serão conduzidos pela Perseverance está a produção artificial de oxigênio na atmosfera de Marte.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade