11/05/21
PUBLICIDADE
Robô no planeta vermelho

Laboratório em Marte: Perseverance se prepara para colher amostras

Divulgação/NASA
Divulgação/NASA


A sonda exploradora Perseverance se prepara para começar a coleta de material do solo marciano, informou na sexta-feira (12) a agência aeroespacial norte-americana Nasa pelas redes sociais.


Segundo o vídeo demonstrativo publicado pela agência no Twitter, a sonda exploradora deverá expelir a placa protetora que cobre o sistema de coleta de amostras contido na "barriga" do robô. A Perseverance conta com uma estrutura completa de análise de pedras e de solo, com 43 compartimentos capazes de identificar a composição química das amostras coletadas.

O robô explorador conta também com 5 tubos especiais em seu laboratório interno. Essas estruturas serão responsáveis por checar se as outras amostras coletadas não foram contaminadas por agentes terrestres - como gases expelidos pela sonda ou contaminantes químicos do sistema de propulsão da Perseverance.

Esses tubos serão, futuramente, coletados e retornarão à Terra. Eles ajudarão os cientistas a avaliar com precisão quais amostras são puramente marcianas e quais sofreram qualquer tipo de influência dos sistemas da Perseverance.

Toda a manipulação de tubos e materiais da Perseverance é feita por braços mecânicos. Após coletadas e analisadas, as amostras são hermeticamente lacradas e guardadas para uma futura coleta, em missões futuras ao planeta vermelho.

Missão - A Perseverance chegou a Marte em fevereiro. O robô foi enviado para pesquisar solo e atmosfera do planeta vermelho. Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, a missão tem por objetivo procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho. Para isso, carrega sete instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias. Entre os experimentos que serão conduzidos pela Perseverance está a produção artificial de oxigênio na atmosfera de Marte.
Redação Bonde com Agência Brasil
PUBLICIDADE
Continue lendo
Comemoração!

UEM completa 45 anos com mais de 75 mil profissionais formados

11 MAI 2021 às 11h13
Saiba mais

Projeto de professores usa inteligência artificial e relógio contra depressão

11 MAI 2021 às 08h20
Conheça as Obras do Jardim

Museu de Arte de Londrina comemora aniversário com exposição virtual

10 MAI 2021 às 17h35
Veja os depoimentos!

Pesquisa aponta que 79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

10 MAI 2021 às 17h21
É até quinta!

Prouni: começa entrega de documentos para bolsas remanescentes

10 MAI 2021 às 16h38
Cuide-se na pandemia!

Professora da UEL orienta sobre hábitos e alimentos que melhoram a imunidade

10 MAI 2021 às 16h25
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados