04/07/20
20º/LONDRINA
PUBLICIDADE
'Entre Linhas'

Livro traz coletâneas de artigos publicados em jornais entre 2009 e 2019

O professor do Departamento de Filosofia, Clodomiro Bannwart Júnior, lança no dia 10 de dezembro o livro 'Entre Linhas - percursos da Nova República', que resgata 90 artigos jornalísticos publicados nos últimos 10 anos em jornais da região. Os assuntos retratam fatos da política nacional da última década, a chamada Nova República, desde a ascensão de Lula, passando pelos mandatos de Dilma Roussef, as denúncias do mensalão, as investigações da Lava Jato e a chegada da direita ao mais alto posto do país, com a eleição de Jair Bolsonaro. O lançamento será no dia 10, a partir das 18 horas, na Casa Von Borstel, no Aurora Shopping. O preço de lançamento é de R$ 55.

Pixabay
Pixabay


Em seus artigos o professor busca refletir fatos do cotidiano da política nacional, com elementos das suas áreas de atuação, Filosofia e Direito. Bannwart Júnior é professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação do curso de Direito da UEL. Esta atuação levou-o a se aprofundar na área, inclusive cursando a graduação.

"Me realizo em fazer esta ponte entre as duas áreas", define ele, acrescentando que o Direito se caracteriza pela veia tecnicista, que carece, em algumas reflexões e de uma base teórica consistente. Por outro lado, comenta ele, o casamento entre as duas áreas permite que se conceitue fatos de forma concreta, longe de abstrações.

É desta forma que os artigos do professor levam o leitor a pensar sobre temas como democracia, ética, sustentabilidade, Universidade, religião, governabilidade. O livro foi organizado de forma cronológica permitindo que o leitor faça um apanhado dos assuntos de grande repercussão, que chamaram a atenção na última década, de forma contextualizada.

O professor afirma que o hábito de ler e escrever em jornais têm forte influência do pai, o comerciante Clodomiro Bannwart, proprietário de uma máquina de beneficiamento de cereais em Arapongas, onde a família morava na década de 1980. O comércio se situava às margens da BR-369, no caminho para Apucarana, e se tornou conhecido como ponto de encontro dos cidadãos que se interessavam pela política local.

Segundo o professor, o pai assinava os jornais, que chegava em uma caixa de Correios improvisada, uma lata, onde o entregador depositava os periódicos diariamente. Uma das tarefas do menino era exatamente recolher o jornal. E foi neste ambiente de farto debate político que ele cresceu. Este olhar atento da sociedade acabou influenciando o professor.

A observação atenta dos fatos, as aulas, e a pesquisa nas áreas do Direito e da Filosofia provocam preocupação no professor quanto ao futuro do país e os seguidos atentados contra instituições fundamentais como a Constituição Brasileira e à Justiça. Ele explica que o país ainda não alcançou maturidade da sua democracia, capengando em áreas como o sistema político partidário e ações da mais alta corte da Justiça, o STF (Supremo Tribunal Federal), fazendo papel de legislador.

"Tudo isto cria um certo ceticismo da população. É como se as instituições rodassem em falso", compara o professor. Por conta disso, ele continua escrevendo com constância nos jornais locais, que abrem espaço para leitores opinarem sobre as mais diversas áreas, com ênfase na política, na ética e buscando sempre uma reflexão mais aprofundada.
Agência UEL
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fique ligado
UEPG anuncia as novas datas do vestibular e PSS
03 JUL 2020 às 18h54
Inspiração
Conheça a história da estudante baiana que foi aprovada em seis universidades estrangeiras
03 JUL 2020 às 16h10
Relatório da Unesco
Com digitalização de salas de aula, pandemia acentua exclusão escolar
03 JUL 2020 às 08h42
Ensino público
Desigualdades e baixo aprendizado são os maiores desafios na educação
02 JUL 2020 às 15h14
Enquete
Maioria quer Enem em maio de 2021, mas MEC vai consultar entidades antes de definir datas
02 JUL 2020 às 10h28
Profissão
Enfermagem: relato de quem abraça a missão de cuidar do outro
01 JUL 2020 às 17h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados