Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Baixe as publicações grátis!

Livros em PDF ensinam como reduzir desperdício e a combinar leguminosas com hortaliças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jun 2021 às 14:42
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Hortaliça não é só Salada: alimentação saudável sem desperdício” e "Hortaliça combina com leguminosas: grão-de-bico, lentilha, ervilha seca e feijão” são os títulos de duas publicações lançadas recentemente pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e elaboradas para servir de ferramentas destinadas à redução do desperdício e de promoção ao consumo de hortaliças, respectivamente. Clique aqui para acessar e baixar os livros.


Os livros integram as ações previstas no projeto "Quantificação e proposta de ação para a redução de perdas de hortaliças do campo à mesa no Distrito Federal e Entorno”, coordenado pela pesquisadora Milza Lana, com apoio da FAP-DF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal). Em andamento, o projeto alinha atividades relacionadas às perdas pós-colheita – produção, varejo e consumo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Inserido no contexto do site "Hortaliça não é só Salada”, o título que trata da combinação de hortaliças com grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão traz receitas dentro do formato adotado na seção "Hortaliça combina com todas as refeições”. "O livro segue a linha do site no sentido de mostrar a versatilidade das hortaliças, que podem ser usadas em diferentes formas de preparo”, aponta a pesquisadora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia


A ideia, segundo ela, foi mostrar os ganhos nutricionais obtidos na combinação de hortaliças e leguminosas, grãos com alto teor de fibras e fontes de proteína vegetal. A partir dessa premissa, o livro apresenta informações sobre como os grãos são selecionados, armazenados e preparados em receitas combinadas com hortaliças.

Publicidade


Políticas públicas - Já a abordagem do segundo livro segue uma narrativa mais técnica, onde são enumeradas as políticas públicas que estão contempladas no programa "Hortaliça não é só Salada”. "O conteúdo tem como propósito incentivar os técnicos que tratam desse tema a utilizarem o material da Embrapa em eventos, cursos e atividades que desenvolvem em suas instituições”, acentua Lana.


Nesse sentido, ela chama a atenção para o papel do programa dentro do compromisso institucional da Embrapa em colaborar na formulação e execução de uma política pública de segurança alimentar e alimentação saudável, ao sublinhar que o "Hortaliça não é só Salada” - ao promover o consumo de hortaliças e estimular ações de redução do desperdício de alimentos – é um dos exemplos das contribuições da Empresa à prática dessas políticas.

Publicidade


Além dos livros, o site do programa conta com três novos folders na seção "Hortaliça combina com todas as refeições":


Hortaliça combina com Fruta


Hortaliça combina com Feijão

Hortaliça combina com Pão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade