Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ensino inovador

MCTI inaugura parque que demonstra tecnologias em internet das coisas

Redação Bonde com Agência Brasil
30 abr 2021 às 15:59

Compartilhar notícia

- Ministério da Ciência
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e o Centro Universitário Facens inauguraram nesta sexta-feira (30), em Sorocaba, no interior paulista, o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0. O espaço é destinado a demonstrações práticas de tecnologias que fazem uso da chamada IoT (internet das coisas), advento que, graças ao 5G (quinta geração da internet), possibilitará o uso coordenado e inteligente de aparelhos para controlar diversas atividades.


Ao conectar objetos do cotidiano – como eletrodomésticos, smartphones, roupas e automóveis – à internet (e entre si), essa tecnologia permitirá até mesmo a realização de procedimentos médicos delicados a distância, além de sistemas de direção automática de carros e as mais diversas tecnologias de automação e inteligência artificial, inclusive para a agricultura, a indústria e as cidades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O centro de referência inaugurado nesta sexta-feira tornará possível a demonstração de soluções em IoT em áreas consideradas prioritárias segundo o Plano Nacional de Internet das Coisas, que abrange ações em frentes como o Cidades 4.0, Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0, Turismo 4.0 e Educação 4.0.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova lei

Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus


"A ideia é que o centro ofereça programas para a promoção do ensino, formação, popularização e divulgação da ciência e tecnologia no país, promovendo o ensino inovador, empreendedorismo e desenvolvimento das demandas locais, com o engajamento da indústria, academia e governo”, informa o ministério.

Publicidade


Em nota, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, diz que é papel da pasta direcionar o uso da internet das coisas e preparar a população para lidar com as tecnologias do futuro.


Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é preciso lembrar que é necessário criar empregos alinhados a esse progresso para as pessoas, afirma Pontes. "Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário.”

Segundo o MCTI, o centro de referência de Sorocaba estará integrado ao Smart Campus Facens – laboratório voltado para a solução de "problemas reais, conectando a comunidade acadêmica, mercado, empresas e sociedade, por meio de projetos que tornem as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo