Escolas da rede estadual de ensino no Paraná terão matriz curricular única a partir deste ano. As adequações foram oficializadas pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) em instrução normativa assinada em 16 de dezembro. Entre as mudanças, está a redução de duas para uma aula semanal das disciplinas de filosofia, sociologia e artes.
O documento estabelece ainda quatro aulas semanais de língua portuguesa e três de matemática, além de uma aula da disciplina de educação financeira que fará parte da carga horária já em 2021.
O diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda Vieira, avalia que a unificação da matriz curricular era necessária porque as escolas adotavam critérios diferentes na definição da carga horária, sendo duas aulas a quantidade mínima estabelecida para cada disciplina. Segundo ele, língua portuguesa e matemática serão mais frequentes no dia a dia dos alunos por serem consideradas disciplinas básicas.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
"Definimos três aulas semanais de matemática porque teremos uma aula de educação financeira, que, apesar da conceituação da parte de educação e de organização financeira, terá também a parte de matemática porque de nada vale se o aluno domina o conceito, mas não consegue calcular, organizar o seu orçamento, a sua projeção de pagamento de juros ou de porcentagem”, afirma.
Quer ler a matéria completa? Acesse a Folha de Londrina!