Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Até sábado

Museu da Língua Portuguesa celebra o idioma com atrações especiais

Agência Brasil
06 mai 2022 às 12:42

Compartilhar notícia

- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começou nesta quinta-feira (5), em São Paulo, a programação especial do Museu da Língua Portuguesa para celebrar o dia internacional em homenagem ao idioma. Com atividades presenciais e gratuitas, 

shows, performances, mesas de debate, lançamentos de livros e leituras de obras literárias ocuparam vários espaços da instituição, que fica na Estação da Luz. O evento terá apresentações também no saguão central da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), interagindo com o público circulante. A programação vai até sábado (7).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Foi composta uma programação que reflete vários assuntos que envolvem a língua portuguesa brasileira. Tanto no aspecto de formação, quanto em questões de filologia, de antropologia, mas também políticas. Os encontros da língua portuguesa e o seu exército colonizador em relação às línguas africanas, as línguas nativas, tudo que nós temos que compreender melhor até para similar o que é esse país”, conta Felipe Hirsch, convidado para criar uma programação inspirada na peça teatral “Língua Brasileira”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Processo de inclusão de escolas

APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina

Imagem de destaque
Harvard

Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2

Imagem de destaque
Apoio financeiro de R$ 14,9 mi

Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep

Imagem de destaque
90 anos de Londrina

UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina


Lia de Itamaracá, Ailton Krenak, Pilar del Río, Juçara Marçal, Milton Hatoum e Kiko Dinucci são alguns dos convidados do evento.

Publicidade


“Essa programação faz isso: a gente vai falar sobre lideranças indígenas femininas, a gente vai falar sobre falares africanos dentro da nossa cultura, enfim, todos esses encontros que fazem do Brasil um lugar esplendoroso, mas também um lugar que é acometido de várias tragédias humanitárias”, acrescenta o curador. Ele destaca que, além da dimensão política, a programação contempla a “ordem criativa desses pensadores, artistas, que passarão por lá”.


No segundo dia de evento, a programação começa, às 12h, no saguão central da CPTM, com a performance “Zion Gate Sound System e Batalha do Santa Cruz – Ritmo e Poesia na Gare da Luz”. Às 14h, a mesa “Experimentos com Linguagem” reúne a escritora Veronica Stigger e o filósofo Juliano Pessanha. Às 17h30, o ativista de defesa dos direitos indígenas Ailton Krenak apresenta seus pensamentos sobre a vida das comunidades ribeirinhas e indígenas no Brasil contemporâneo na mesa “A ideia de nação”. 

Publicidade

Para encerrar o evento na sexta-feira, tem apresentação de Lia de Itamaracá com o show “Ciranda Sem Fim”. A apresentação contará com a participação de DJ Dolores, na Praça da Língua.


No sábado (7), as atividades começam às 11h com a abertura da instalação “O Conto da Ilha Desconhecida”. Às 12h, tem show da Orquestra Mundana Refugi no saguão da CPTM. Às 13h, a performance “Ciranda do Gatilho: Caixa Preta” será apresentada no mini auditório. Ao longo da tarde, debates vão discutir as diversas línguas portuguesas e o glotocídio, que é a difusão de uma nova língua em um espaço, enfraquecendo a natural da área. A noite termina com um show das cenas e músicas da peça “Língua Brasileira”, de Felipe Hirsch em colaboração com o coletivo Ultralíricos.


Para participar das atividades, que são gratuitas, é necessário retirar ingresso antecipadamente na bilheteria do Saguão B a partir de 12h de cada dia. É obrigatória a apresentação do passaporte da vacina contra a covid-19 antes de entrar no museu para todas as pessoas com cinco anos ou mais.

As mesas terão transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa, com interpretação em Libras.  


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo