Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira o evento completo!

Museu Histórico de Londrina divulga programação dentro da 19ª Semana Nacional de Museus

Redação Bonde com Agência UEL
11 mai 2021 às 15:59
- Arquivo/COM UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cinco museus de Londrina e região realizam, entre os dias 17 e 20 de maio, a 19ª Semana Nacional de Museus – entre eles, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, órgão suplementar da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O evento, proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), do Governo Federal, tem o objetivo de repensar e reimaginar a atuação dos museus em todo o País. Em Londrina e região, participam, além do Museu Histórico de Londrina, o Museu de Arte de Londrina, o Museu Municipal de Rolândia, o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã e o Museu do Café, também em Ibiporã.


Papel dos Museus - Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina e professora do Departamento de História, do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL, Edmeia Ribeiro, o evento vem na esteira de algumas preocupações do Ibram. "Há a necessidade de se repensar o lugar e papel dos museus, e uma dessas necessidades é pensar em acervos digitais”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A digitalização, que vem acelerada com o avanço tecnológico, traz algumas reconfigurações no modo de se pensar um museu, segundo Edmeia. "O museu não é só espaço de visitação, é, também, um local de pesquisa. Muitos documentos chegam somente em formas digitais. Antes, tínhamos a dimensão do toque, mas hoje pode não ser possível tocar esses documentos”, avalia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Crianças e adolescentes que chegam com sono nas escolas preocupam especialistas

Imagem de destaque
De Londrina

Pesquisadora da Embrapa Soja organiza livro sobre papel da ciência brasileira no combate à fome

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Aprovados

UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024


Outro ponto em debate é mostrar à comunidade o que cada um desses museus da região abriga e oferece, o que vai além da simples contemplação de documentos ou objetos. "Os museus, há algum tempo, não são apenas espaços de exposições de curta ou longa duração. Muitas pessoas vão lá para conviver, utilizar o espaço, seja para lanchar ou namorar. É um local de pesquisa, aprendizado, visitação”, comenta.


Esse status de espaço de convivência, para a pesquisadora, é fundamental para contornar a ideia de que o museu é um espaço de contemplação. "Essa visão ‘oitocentista’ de museu não é mais aplicável hoje em dia”, responde.

Programação – O evento conta com duas atividades por dia, durante quatro dias, no período da tarde. Em destaque, no dia 18, Edmeia ministra a palestra "A Museologia Social e Seus Desafios”. A atividade de encerramento do evento traz uma reflexão a respeito da abertura dos museus em tempos de pandemia. Quem ministra a palestra "Reabertura cultural além dos protocolos” é gestora cultural, curadora e consultora Beth Ponte. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade