Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Na luta contra o analfabetismo, projeto infantil incentiva a leitura

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 jan 2020 às 09:38
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar dos índices do analfabetismo no Brasil terem melhorado, o país ainda convive com 11,3 milhões de pessoas analfabetas, o equivalente a 6,8% dessa população, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dentre os diversos problemas que levam a esse resultado, a desigualdade social dificulta o acesso à leitura. Assim, em muitas residências brasileiras os livros ainda são raros. No entanto, na contramão da pesquisa, a graduada em Letras, Márcia Mendes, atua com o propósito de possibilitar a leitura para mais pessoas.

Formadora de docentes da rede estadual de ensino e mestranda em Ensino pela Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Márcia Mendes teve acesso aos livros tardiamente. Apesar de não ter tido livros em casa, ela sempre foi ‘apaixonada’ pela literatura e cresceu motivada a modificar a realidade de muitos brasileiros por meio da leitura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A baiana nasceu em uma família humilde, na Região Metropolitana de Salvador, e só tinha acesso aos livros na escola. Ciente da importância da educação como mecanismo de transformação social, Márcia criou, em 2017, o projeto "Um livro para chamar de meu”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ações humanas

Onda de calor de março no Brasil foi intensificada pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia


Durante os eventos infantis que participa, a educadora percebeu que muitas crianças, assim como ela na infância, não tinham livros. Comovida, ela criou uma ação em que recebe os exemplares de amigos, outros educadores e de editoras e os doa em escolas, feiras literárias e rodas de conversa.

Publicidade


"Eu recolho doações no trabalho, recebo de escritoras parceiras, livrarias, carrego dentro da bolsa e sigo distribuindo. Não existe um local específico. Entrego para as crianças em escolas e diversos lugares”, conta.


Márcia foi convidada para realizar uma contação de histórias na rede de educação básica, em dezembro do ano passado, em uma escola municipal da Bahia, onde deverá retornar para entregar muitos livros e fazer uma roda de diálogo sobre a consciência negra, a pedido das próprias crianças. Na ocasião, a escritora irá presentear as crianças com o seu mais novo título A gata que não era xadrez.

Publicidade


Além do exemplar citado, Márcia tem outras duas obras já publicadas: Dandara, cadê você? e Quem é Amora? Em seus livros, ela incentiva o protagonismo dos pequenos leitores. "Em todos os meus livros priorizo espaço em branco para que eles possam reescrever a própria história, para que possam descobrir seu potencial criativo e de escrita”, explica.


Para mais informações sobre bolsas de estudo, você pode contar com a ajuda do Educa Mais Brasil. São milhares de instituições parceiras e você ainda pode estudar com um desconto de até 70%. Se interessou? Acesse o site do Educa Mais Brasil.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade