Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Maioria não toma precauções!

O jovem está se preparando para aposentar? Especialista dá dicas para ter uma previdência tranquila

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 jul 2021 às 15:28
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

São seis em cada dez brasileiros que não se preparam para a aposentadoria, de acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o Banco Central. Os dados trazem também que 75% dos jovens da Geração Z não se preparam para essa época da vida.


De acordo com o coordenador do curso de Administração da Universidade Pitágoras Unopar, Gabriel Quirino, são muitos motivos do porquê o jovem não se previne. "Atualmente muitos jovens estão ganhando muito dinheiro, cedo demais, e não pensam no amanhã, pensam que sempre vão ter as mesmas oportunidades, e sabemos que não é bem assim. Essa falta de planejamento é preocupante e retrata da falta da educação financeira nas escolas”, pontua. Ele acrescenta que ao falar de previdência o assunto se torna ainda mais complexo. "Temos uma geração que o importante é ostentar, mas que não pensa em poupar e isso é preocupante, pois teremos uma geração que poderá ficar em situações de vulnerabilidade com relação à moradia, auxílio médico, alimentação etc., pela falta de planejamento”, sinaliza o especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem algumas dicas que o jovem pode levar em consideração, se já tem uma renda própria fixa, para começar os investimentos. "Hoje temos nos bancos ótimos investimentos. Um exemplo simples é a previdência privada que com pouco investimento mensal você pode ter um bom retorno mensal depois de 30 anos de contribuição. Busque uma instituição financeira confiável e converse com um gerente para juntos traçarem o perfil de investidor, por exemplo, se é um investidor conservador, moderado ou entusiasta. Enfim, para que possa ser indicado quais são os melhores produtos para investir, entendendo o tempo para esse retorno acontecer, como: curto, médio ou longo prazo”, detalha.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


O especialista em administração faz uma observação para se ter uma boa noção de como funciona o exercício de deixar o dinheiro parado. "A poupança é um bom exemplo para trabalhar com dinheiro parado. Basta colocar uma quantidade de dinheiro e estipular um determinado tempo para que você possa mexer nessa quantia, com esse exercício você observará que para um investimento financeiro, é necessário também um investimento e organizar os gastos familiar ou pessoal”, pontua.

Publicidade


Organize seus gastos - A primeira ação a ser tomada é ter consciência das receitas e gastos mensais. Ter atenção, se os gastos estão dentro do orçamento, ou se por acaso, são maiores. "O ponto inicial é colocar sua vida financeira no papel, faça uma planilha básica com duas colunas. Na primeira coluna coloque o que você recebe, e na outra coluna descreva as suas contas, coloque até o bombom que você compra. Essa visão vai demostrar o quanto os seus recebimentos estão comprometidos, e aí você precisa começar a entender o que de fato é importante, e o que pode eliminar”, explica.


Invista na carreira - Investir na carreira e educação é algo que, a longo prazo, vai te trazer mais benefícios e, consequentemente, mais conforto financeiro. Um custo que não é gasto, é investimento, mas lembre-se que ele precisa caber no seu bolso hoje, nada que possa ultrapassar o orçamento.

Publicidade


Objetivos financeiros - Ter objetivos claros e reais é uma atividade importante para a organização das finanças, isso faz com que o jovem enxergue onde está, para onde vai e o caminho que irá caminhar. "A Educação Financeira é saber que não pode gastar mais do que ganha. É priorizar os gastos, repensar seu lazer, comer mais em casa ou fazer sua comida e meios de transporte, são gastos que no final do mês podem se transformar no vilão para suas finanças”, aconselha.


Escolha o melhor investimento - O mercado oferece vários tipos de investimentos, principalmente relacionados à previdência privada. Segundo o especialista, os mais conhecidos estão: VGBL e PGBL. O primeiro, VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre), é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo, PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), é um plano de previdência complementar. A principal diferença entre os dois reside no tratamento tributário.

"Conhecer o seu perfil de investidor é o passo inicial, saber o que de fato quer. Às vezes, o investimento de baixo risco tem um retorno com 3 a 5 anos. Se a pessoa, de repente, empregar todo o seu capital nesse investimento, porque esse pode ser o único capital que ele tenha, aí o tempo de retorno pode não ser interessante. Por isso, busque uma ajuda especializada em instituições confiáveis e trace o seu perfil. Não invista no que dá mais lucro, mas sim no mais confortável. Lembre-se que esse investimento é para a vida”, pontua.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade