Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Arte e Psicologia

Obra de professor da UEL sobre Psicanálise e Música concorre ao Prêmio Jabuti 2021

Redação Bonde com Agência UEL
30 jun 2021 às 14:44
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O livro "Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social” (2020, 240 páginas), publicado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), de autoria do professor Leandro Anselmo Todesqui Tavares (Departamento de Psicologia e Psicanálise – CCB/Centro de Ciências Biológicas da UEL/Universidade Estadual de Londrina), está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021 na categoria "Ciências” e "Melhor Livro do Ano” na mesma categoria. Esta é a 63ª edição do Prêmio, criado e concedido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). Os vencedores recebem um troféu e uma quantia em dinheiro.


Leandro Tavares é Mestre e Doutor em Psicologia pela Unesp/Assis e atua com Psicanálise (Lacan-Freud) desde 2004. É também músico autodidata. Além da obra que concorre ao Jabuti e vários outros artigos e capítulos, publicou também o livro "A Depressão como Mal-Estar Contemporâneo” (Unesp/Cultura Acadêmica, 2010).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Tese - O livro lançado em 2020 é a versão de sua tese de Doutorado, defendida em 2014 – Confira. Ao unir os diferentes saberes de Psicanálise e Música, o professor ampliou conhecimentos e possibilidades de interface entre Psicologia e Arte, considerando que a música e a musicalidade estão associadas a eventos psíquicos fundamentais para a constituição do sujeito.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC

Ao adentrar a Metapsicologia, termo cunhado por Freud para designar uma teoria de relações entre consciente e inconsciente e o funcionamento psíquico, a musicalidade, para Leandro, realiza uma função importante nas relações socioculturais do indivíduo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade