Notícias

Obra de professor da UEL sobre Psicanálise e Música concorre ao Prêmio Jabuti 2021

30 jun 2021 às 14:44

O livro "Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social” (2020, 240 páginas), publicado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), de autoria do professor Leandro Anselmo Todesqui Tavares (Departamento de Psicologia e Psicanálise – CCB/Centro de Ciências Biológicas da UEL/Universidade Estadual de Londrina), está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021 na categoria "Ciências” e "Melhor Livro do Ano” na mesma categoria. Esta é a 63ª edição do Prêmio, criado e concedido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). Os vencedores recebem um troféu e uma quantia em dinheiro.


Leandro Tavares é Mestre e Doutor em Psicologia pela Unesp/Assis e atua com Psicanálise (Lacan-Freud) desde 2004. É também músico autodidata. Além da obra que concorre ao Jabuti e vários outros artigos e capítulos, publicou também o livro "A Depressão como Mal-Estar Contemporâneo” (Unesp/Cultura Acadêmica, 2010).


Tese - O livro lançado em 2020 é a versão de sua tese de Doutorado, defendida em 2014 – Confira. Ao unir os diferentes saberes de Psicanálise e Música, o professor ampliou conhecimentos e possibilidades de interface entre Psicologia e Arte, considerando que a música e a musicalidade estão associadas a eventos psíquicos fundamentais para a constituição do sujeito.

Ao adentrar a Metapsicologia, termo cunhado por Freud para designar uma teoria de relações entre consciente e inconsciente e o funcionamento psíquico, a musicalidade, para Leandro, realiza uma função importante nas relações socioculturais do indivíduo.


Continue lendo