Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você já conhece?

Palestra on-line sobre 'ansiedade de desempenho' aborda perfeccionismo e vulnerabilidades

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 ago 2020 às 11:35
- Reprodução/Christian Erfurt/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todo mundo já sentiu um frio na barriga antes de uma prova importante, tentou esconder as limitações em uma entrevista de emprego ou teve dificuldades para falar em público. Essas reações estão relacionadas à ansiedade e podem influenciar no desempenho durante situações que envolvam avaliações.


As reações mais comuns para lidar com a chamada "ansiedade de desempenho" costumam ser direcionadas à tentativa de evitar a própria situação ou a demonstração de qualquer vulnerabilidade, muitas vezes buscando uma perfeição que é inalcançável.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Debater esse tipo de ansiedade - que nada mais é do que uma reação natural do organismo de todos quando se propõe e realizar determinadas ações - é o que propõe a apresentação on-line de Vitor Miranda de Araújo, psicólogo e professor do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, com o tema "Ansiedade de Desempenho - abandonando o perfeccionismo e abraçando a vulnerabilidade em situações de avaliação".

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique por dentro do cronograma

Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março

Imagem de destaque
Confira as datas

USP e Unicamp divulgam datas do vestibular 2025

Imagem de destaque
Análise

Universidades federais não cumprem cotas para negros em 74% dos concursos de servidores

Imagem de destaque
Pesquisa

Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa


O bate-papo virtual acontece nesta quinta-feira (6), às 19h30, e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas aqui.

Publicidade


O psicólogo salienta que é natural sentir ansiedade, mas que ao longo da vida as pessoas acreditam que o ideal é tentar fugir completamente desse sentimento.


"Este é o primeiro ponto de destaque na apresentação: justamente que a ansiedade é algo natural e normal, embora a gente aprenda ao longo da vida que não podemos sentir coisas que são desconfortáveis e que precisamos fugir dessas situações".

Publicidade


O professor da Faculdade Pitágoras explica que existe um "ponto ótimo" entre o relaxamento total e a ansiedade total e estar nesse ponto é o ideal para os indivíduos.


"Certo nível de ansiedade é esperado em alguns contextos. Muitas vezes, as pessoas estão mais focadas em não cometer erros, em não se sentir ansiosas e em não demonstrar essa ansiedade do que com a tarefa que precisa ser desempenhada em si. Se ficamos fugindo da ansiedade, deixamos de focar no que é importante e no que realmente precisa ser feito", relata

Publicidade


Durante a live, o psicólogo vai pontuar estratégias práticas do controle da ansiedade para momentos que ela acaba passando do natural. Araújo também vai abordar a questão do perfeccionismo em determinadas tarefas da vida. "Quando tentamos ser perfeitos, no sentimos inseguros. No final das contas, todos nós temos vulnerabilidades", finaliza.


Serviço

Publicidade


Live "Ansiedade de Desempenho - abandonando o perfeccionismo e abraçando a vulnerabilidade em situações de avaliação"


Data: quinta-feira (6 de agosto)


Horário: 19h30

Inscrições gratuitas aqui


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade