06/03/21
PUBLICIDADE
Volta às aulas?

Papelarias registram queda de 90% nas vendas de material escolar

Gustavo Carneiro
Gustavo Carneiro


A incerteza sobre o retorno das aulas presenciais em boa parte das escolas mudou o cenário nas papelarias da cidade. A quantidade de pais com a lista de material escolar nas mãos fazendo cotação de preços e enchendo cestinhas com cadernos, estojos, lápis e cartolina caiu drasticamente. Lojistas falam em queda de 90% no movimento neste início de ano e já se preparam para dias difíceis no decorrer de 2021.


A dona de casa Vanessa de Lima Cardoso tem dois filhos no ensino fundamental e, nesta quarta-feira (13), estava em uma papelaria pesquisando preços de alguns itens, como cadernos, lápis, borracha. Mas, segundo ela, a compra, se for feita, vai ficar mais para o final deste mês. Sem saber se as escolas municipais irão retomar ou não as aulas presenciais, Cardoso prefere economizar o dinheiro. "Eu estou só olhando pra ter uma base dos preços dos materiais. Mas se eles não forem voltar para a escola, vou comprar bem pouco. A situação financeira não está boa lá em casa e só vou gastar se realmente for necessário”, comentou.

A vendedora autônoma Liara Cláudia Martins Rodrigues também não pretende comprar nenhum material agora. No ano passado, boa parte dos itens que ela havia comprado para a filha foram devolvidos pela escola quando as aulas foram suspensas e se as aulas presenciais retornarem, boa parte será aproveitada. "Em outros anos, nessa época, eu estaria enlouquecida atrás de material escolar, fazendo as contas para ver se iria caber no bolso, mas neste ano é diferente. É melhor esperar para ter certeza mesmo porque tenho uma boa quantidade de material guardada em casa.”

Proprietário da Mega Feira Escolar, uma das papelarias mais movimentadas de Londrina em janeiro e fevereiro, Álvaro Loureiro Júnior calcula em 90% a queda nas vendas neste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. "A indecisão dos órgãos públicos em relação às aulas presenciais deixa os pais em uma situação indefinida. Como eles vão comprar material escolar sem saber se vai ter aula?”

Para continuar lendo a matéria, acesse a Folha de Londrina!
Simoni Saris - Folha de Londrina
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Com volta às aulas

Crescem casos de Covid e outras infecções respiratórias em crianças

06 MAR 2021 às 19h00
Entenda

Meu filho vai continuar no ensino remoto - como garantir a qualidade da educação?

05 MAR 2021 às 23h59
Entenda

UEL divulga nota de apoio a professores da Universidade Federal de Pelotas

05 MAR 2021 às 17h40
De Hipátia às brasileiras

Conheça histórias de mulheres que, pelos séculos, estudam os astros

05 MAR 2021 às 16h58
Pesquisa e Comunicação

O 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica tem inscrições abertas

05 MAR 2021 às 16h55
É até terça!

Inscrições para cursos da Carreta do Conhecimento são prorrogadas

05 MAR 2021 às 16h12
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados