Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Volta às aulas?

Papelarias registram queda de 90% nas vendas de material escolar

Simoni Saris - Folha de Londrina
14 jan 2021 às 09:54
- Gustavo Carneiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A incerteza sobre o retorno das aulas presenciais em boa parte das escolas mudou o cenário nas papelarias da cidade. A quantidade de pais com a lista de material escolar nas mãos fazendo cotação de preços e enchendo cestinhas com cadernos, estojos, lápis e cartolina caiu drasticamente. Lojistas falam em queda de 90% no movimento neste início de ano e já se preparam para dias difíceis no decorrer de 2021.


A dona de casa Vanessa de Lima Cardoso tem dois filhos no ensino fundamental e, nesta quarta-feira (13), estava em uma papelaria pesquisando preços de alguns itens, como cadernos, lápis, borracha. Mas, segundo ela, a compra, se for feita, vai ficar mais para o final deste mês. Sem saber se as escolas municipais irão retomar ou não as aulas presenciais, Cardoso prefere economizar o dinheiro. "Eu estou só olhando pra ter uma base dos preços dos materiais. Mas se eles não forem voltar para a escola, vou comprar bem pouco. A situação financeira não está boa lá em casa e só vou gastar se realmente for necessário”, comentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vendedora autônoma Liara Cláudia Martins Rodrigues também não pretende comprar nenhum material agora. No ano passado, boa parte dos itens que ela havia comprado para a filha foram devolvidos pela escola quando as aulas foram suspensas e se as aulas presenciais retornarem, boa parte será aproveitada. "Em outros anos, nessa época, eu estaria enlouquecida atrás de material escolar, fazendo as contas para ver se iria caber no bolso, mas neste ano é diferente. É melhor esperar para ter certeza mesmo porque tenho uma boa quantidade de material guardada em casa.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Vão até dia 26

Jogos Escolares de Londrina são antecipados e competições começam na segunda-feira (8)

Imagem de destaque
Enem dos concursos

Concurso Nacional Unificado tem horário de provas divulgado

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Exército abre concurso público com 163 vagas na área da saúde

Imagem de destaque
Tempo indeterminado

Servidores federais de educação iniciam greve na quarta-feira


Proprietário da Mega Feira Escolar, uma das papelarias mais movimentadas de Londrina em janeiro e fevereiro, Álvaro Loureiro Júnior calcula em 90% a queda nas vendas neste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. "A indecisão dos órgãos públicos em relação às aulas presenciais deixa os pais em uma situação indefinida. Como eles vão comprar material escolar sem saber se vai ter aula?”

Para continuar lendo a matéria, acesse a Folha de Londrina!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade