Levantamento apresentado pela APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) mostra que 60 escolas do Estado foram fechadas nesta semana para sanitização por conta de casos confirmados de Covid-19. Entre elas, está o Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, zona leste de Londrina, fechada na segunda-feira (22) para o trabalhado de desinfecção. Nessa semana, a Seed (Secretaria de Estado da Educação e Esporte) iniciou um trabalho com pais e alunos de forma presencial e escalonada para explicar como serão os protocolos sanitários adotados para o retorno das aulas no formato híbrido a partir do dia 1º de março.
"Temos um levantamento a partir de denúncias que temos recebido de algumas escolas feitas pelos próprios trabalhadores ou pela direção da escola quando encontram dificuldade de comunicação com o núcleo regional. Fomos em muitos casos in loco conferir, em outros estamos recebendo as informações de nossas regionais", afirmou Walquiria Olegário Mazeto, secretária de Finanças da APP-Sindicato no Paraná.
A professora informa que cada regional tem adotado um critério diferente diante do surto de Covid-19. "Em algumas regiões foi estabelecido que a escola deverá fechar quando atingir dez casos e em outras o fechamento tem ocorrido antes."
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Diante do agravamento do casos entre funcionário, mesmo sem a presença de estudantes apenas, a APP avalia que não é momento para retorno dos estudantes às aulas no formato híbrido.
CONTINUE LENDO NA FOLHA: