Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica para estudar!

Participação em Olimpíada de História ajuda estudantes no Enem

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 fev 2021 às 17:30
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), tem se consolidado como uma ferramenta importante de ensino e ajudado estudantes na realização de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com um formato que estimula a leitura, análise crítica e interpretação de texto, a Olímpiada também apresenta temas que nem sempre são tratados em sala de aula.


O projeto prevê a participação das escolas por meio de equipes formadas por três estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, além de um professor. Com formato original, os participantes têm de responder questões de múltipla escolha e realizar tarefas com base em análise de textos, imagens, documentos etc.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os assuntos apresentados também servem de repertório para os estudantes nessas provas. Um exemplo disso foi o tema proposto para a redação do Enem neste ano: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Ex-participantes da Olimpíada relataram que usaram como base para suas redações o episódio chamado de "Holocausto Brasileiro”, apresentado em uma questão da Olimpíada de História e que se refere ao nome dado ao Hospital Colônia, em Barbacena, em Minas Gerais, onde mais de 60 mil pessoas morreram. O local foi considerado um dos maiores hospícios do país.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Maria Paula Oliveira dos Santos Mendes, de 18 anos e que participou da ONHB, conta que se baseou no que aprendeu sobre o assunto para elaborar sua redação do Enem. "Usei o Holocausto Brasileiro como repertório sociocultural. Me ajudou a relacionar o passado e presente ao perceber que certos costumes não foram desconstruídos e se mantêm enraizados. A ONHB amplia nosso conhecimento sobre o passado e nos ajuda a enxergar o presente mais criticamente, o que é fundamental em uma redação”, conta.

Publicidade


Com um formato que permite que cada fase seja realizada durante uma semana, a ONHB propõe que os alunos discutam entre si e com o professor as questões apresentadas, desenvolvendo novas habilidades. "A melhora na capacidade de interpretar os textos e ter uma análise crítica são as habilidades apontadas pelos participantes como as mais desenvolvidas. Nós buscamos sempre trazer temas que mereçam debate e que, na maioria das vezes, não são apresentados em sala de aula ou nos livros didáticos”, explica a professora do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp e coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.


Saulo Teixeira Duarte, de 19 anos, afirma que a participação na Olimpíada melhorou sua capacidade de interpretação de texto. "Assim como na ONHB, no Enem, às vezes, há mais de uma alternativa correta. E eu aprendi a identificar o que questão pedia, fundamental para meu desempenho.”

Publicidade


A estudante Amanda Carvalho Fontenele, de 16 anos, conta que se sentiu mais confiante no Enem. "A ONHB me ajudou a compreender mais as questões. Além disso, as pesquisas realizadas e os debates com os colegas foram muito importantes para entender mais sobre a História do Brasil”, afirmou.


Inscrições abertas - As inscrições para a 13ª edição da Olimpíada de História já estão abertas. O prazo de período promocional com desconto segue até dia 8 de fevereiro. A prova terá início dia 3 de maio e segue até 12 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Até o momento, a tradicional fase presencial realizada na Unicamp será online, como em 2020, devido à pandemia.

Publicidade


A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.


Serviço

Publicidade


2º Período de inscrições com desconto: de 21/01 a 08/02


Escolas públicas: R$ 22,00 (por equipe)


Escolas particulares: R$ 44,00 (por equipe)

As inscrições podem ser feitas aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade