Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em homenagem

Pássaro de Fernando de Noronha é batizado de Juliette do 'BBB21'

Folhapress
05 abr 2021 às 08:50
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores do projeto Aves de Noronha resolveram batizar um pássaro encontrado na ilha com o nome de Juliette, participante do BBB 21 (Globo). A informação foi divulgada e fez sucesso nas redes sociais.


"Sim, nós batizamos uma passarinha de Juliette", explicaram no perfil do projeto. "Sabe porque batizamos essa passarinha de Ju? Na hora que a gente capturou para colocar a anilha de identificação, a passarinha não deixou barato e ficou bem arretada. Mas vai me dizer se as duas não se parecem? Elas inclusive usam o mesmo delineador."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os pesquisadores ainda chamaram a atenção para o fato de que o pássaro "corre risco de desaparecer". "Das 75 espécies de aves de Noronha, duas só existem lá e em nenhum outro lugar do mundo", disseram. "Elas estão ameaçadas e correm o risco de desaparecer do planeta. É a cocoruta (Eleania ridleyana) e o sebito (Vireo gracilirostris), espécie da nossa Juliette noronher."

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


"O nosso anilhamento serve para monitorar as espécies de aves ameaçadas de Fernando de Noronha ao longo dos anos", contaram. "Com a ajuda dos moradores locais e de turistas, toda vez que uma ave usando anilha for avistada, o observador faz um registro indicando onde ela estava e o que ela estava fazendo. O nome disso é Ciência Cidadã e é uma das melhores maneiras da gente saber o que está acontecendo com a espécie e poder traçar estratégias efetivas de Conservação."

Publicidade


Além de estudos científicos com as aves locais, os pesquisadores estão capacitando guias locais para o turismo de observação de aves. Eles também fazem ações de educação ambiental de turistas e moradores.


"Salvar espécies da extinção custa caro e o projeto precisa de mais apoio", lamentaram. "Um dos nossos sonhos é publicar um livro sobre as aves da ilha. Para isso, há um investimento inicial necessário."

Publicidade



O perfil oficial de Juliette gostou da publicação e compartilhou. "Muito massa isso!!! Queremos que os cactos leiam esse fio inteiro e ajudem se puderem", agradeceu. "Manda um beijo pra Cecília [Licarião, diretora do Projeto Aves de Noronha] e agradece a ela pela homenagem."


Os pesquisadores ficaram felizes com a interação. "Em chooooooque com Juliette Freire falando sobre a gente no Twitter! Estamos sonhando aqui já imaginando um encontro de Juliettes na ilha!", disseram.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade