03/08/21
PUBLICIDADE
Mesmo com aulas presenciais!

Pedagoga destaca a importância do estudo em casa e dá dicas para manter a prática

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


É na primeira infância que a criança começa a registrar e a desenvolver diversas perspectivas da vida, como comportamento social, evolução cognitiva e até mesmo os aspectos físicos. Lições assimiladas neste período de crescimento serão levadas para vida inteira. Por isso, iniciar a alfabetização nesta fase tão especial ajuda a desenvolver habilidades necessárias como: coordenação motora, concentração, autonomia, independência, além de incentivar o gosto pelos estudos e pela leitura.

Infelizmente, com a pandemia, milhões de crianças foram e continuam sendo prejudicadas no desenvolvimento escolar por conta da falta de estrutura das instituições públicas para o estudo remoto. De acordo com um levantamento do Unicef, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância, em novembro de 2020, quase 1,5 milhão de estudantes brasileiros de 6 a 17 anos não frequentavam a escola (remota ou presencialmente). Mas, o maior número de crianças sem educação se encontra na faixa etária de 6 a 10 anos de idade, mais de 40% dos pesquisados.

Os números mostram a importância do papel da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças na Primeira Infância. A pedagoga Bruna Duarte Vitorino, com mais de 15 anos de atuação na área e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon, ressalta que: "É fundamental que as famílias olhem com carinho para o processo de alfabetização. O incentivo e o interesse de todos são fundamentais nesta fase”, diz.

Elena tem 6 anos e estuda no Kumon as disciplinas de matemática, português e inglês. Além do desenvolvimento escolar, o método de estudo da rede também ajudou a melhorar o foco e atenção, que afetam positivamente todas as atividades de sua vida cotidiana. "Está sendo fundamental para minha filha neste momento de distanciamento social e estudo no lar”, diz Yonária Oliveira Cornélio, mãe da pequena Elena.

Entre as dicas práticas listadas pela pedagoga para promover com qualidade o estudo no lar, estão:

· Promova um ambiente confortável e, de preferência, com luz natural;

· Separe os materiais necessários para as atividades e retire do local tudo que puder distrair a criança. Estimular a concentração é fundamental para aumentar a eficiência;

· Monte um cronograma de estudos e uma agenda diária de atividades;

· Estabeleça uma rotina de leitura, todos os dias ler ao menos 1 livro ou ler por 10 a 20 minutos, fará toda a diferença no processo de alfabetização.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Inscrições já estão abertas!

Unicamp muda prova de matemática no vestibular para compensar perdas da pandemia

03 AGO 2021 às 18h04
Veja se você foi selecionado!

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

03 AGO 2021 às 16h04
Faça o download!

Era Uma Zine, fanzine eletrônico da Biblioteca Pública do Paraná, chega ao número 70

03 AGO 2021 às 15h54
Saiba como fazer!

Inscrições para o Sisu do segundo semestre de 2021 estão abertas

03 AGO 2021 às 15h42
Aberto à comunidade externa!

Programa da UEL de Formação Complementar em Direito e Tecnologia recebe inscrições

03 AGO 2021 às 15h28
Após quase um ano e meio!

Aulas presenciais retornam na rede municipal de Londrina nesta segunda-feira

02 AGO 2021 às 18h04
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados