Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mesmo com aulas presenciais!

Pedagoga destaca a importância do estudo em casa e dá dicas para manter a prática

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jun 2021 às 14:51
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É na primeira infância que a criança começa a registrar e a desenvolver diversas perspectivas da vida, como comportamento social, evolução cognitiva e até mesmo os aspectos físicos. Lições assimiladas neste período de crescimento serão levadas para vida inteira. Por isso, iniciar a alfabetização nesta fase tão especial ajuda a desenvolver habilidades necessárias como: coordenação motora, concentração, autonomia, independência, além de incentivar o gosto pelos estudos e pela leitura.


Infelizmente, com a pandemia, milhões de crianças foram e continuam sendo prejudicadas no desenvolvimento escolar por conta da falta de estrutura das instituições públicas para o estudo remoto. De acordo com um levantamento do Unicef, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância, em novembro de 2020, quase 1,5 milhão de estudantes brasileiros de 6 a 17 anos não frequentavam a escola (remota ou presencialmente). Mas, o maior número de crianças sem educação se encontra na faixa etária de 6 a 10 anos de idade, mais de 40% dos pesquisados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os números mostram a importância do papel da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças na Primeira Infância. A pedagoga Bruna Duarte Vitorino, com mais de 15 anos de atuação na área e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon, ressalta que: "É fundamental que as famílias olhem com carinho para o processo de alfabetização. O incentivo e o interesse de todos são fundamentais nesta fase”, diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking


Elena tem 6 anos e estuda no Kumon as disciplinas de matemática, português e inglês. Além do desenvolvimento escolar, o método de estudo da rede também ajudou a melhorar o foco e atenção, que afetam positivamente todas as atividades de sua vida cotidiana. "Está sendo fundamental para minha filha neste momento de distanciamento social e estudo no lar”, diz Yonária Oliveira Cornélio, mãe da pequena Elena.

Publicidade


Entre as dicas práticas listadas pela pedagoga para promover com qualidade o estudo no lar, estão:


· Promova um ambiente confortável e, de preferência, com luz natural;

Publicidade


· Separe os materiais necessários para as atividades e retire do local tudo que puder distrair a criança. Estimular a concentração é fundamental para aumentar a eficiência;


· Monte um cronograma de estudos e uma agenda diária de atividades;

· Estabeleça uma rotina de leitura, todos os dias ler ao menos 1 livro ou ler por 10 a 20 minutos, fará toda a diferença no processo de alfabetização.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade