Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prova polêmica!

Pela segunda vez, Enem deixa de abordar ditadura militar

Folhapress/Isabela Palhares
18 jan 2021 às 14:42
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pela segunda vez consecutiva, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não teve questões sobre regimes militares, totalitários ou conflitos contemporâneos, como a Guerra Fria. Esses conteúdos só deixaram de ser cobrados durante o governo Jair Bolsonaro (sem partido).


Os professores de cursinho veem com preocupação a ausência desses assuntos, já que são conteúdos obrigatórios no ensino médio. Questões sobre o período da ditadura militar no Brasil apareceram em todas as edições do exame desde 2009, quando ele adquiriu o formato atual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A avaliação é de que a ausência desses assuntos seja resultado do trabalho de uma comissão criada pelo Inep para fazer uma triagem ideológica da prova. Na época, 66 questões foram excluídas por terem "abordagens controversas" e "teor ofensivo", segundo os responsáveis pela varredura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava


A maioria das questões excluídas do banco de itens (de onde são selecionadas as perguntas da prova) era da área de ciências humanas e linguagens.

Publicidade


Neste domingo (17), foi aplicada a primeira prova do Enem. Previsto inicialmente para novembro, o exame foi adiado para janeiro por causa da pandemia. A aplicação, no entanto, ocorre em um dos piores momentos da pandemia no país.


Rodrigo Miranda, professor de história do cursinho Oficina, vê com preocupação a ausência destes conteúdos na prova e diz que esta edição não teve cobrança equilibrada dos assuntos. De 10 questões, 8 tratavam de história geral e apenas 2 eram sobre história do Brasil.

Publicidade


"Impressionante ver que questões tradicionalmente trabalhadas pelo Enem sumiram. É preocupante que o exame tenha deixado de conduzir o aluno a refletir sobre pontos importantes da atualidade. Isso é uma perda em relação a anos anteriores."


As perguntas da prova também não abordaram temas ligados à discriminação e violência, como racismo ou homofobia, assuntos que até 2019 eram sempre levantados pelo exame.


"É o segundo ano que esses assuntos ficam de fora da prova, sem dar voz às minorias, sem fazer com que o candidato reflita sobre questões importantes para a sociedade", disse Raphael Hormes, professor do Descomplica.

Apenas duas questões abordaram o machismo. Uma delas falava da desigualdade de gênero, como um texto sobre a diferença salarial entre os jogadores de futebol Neymar e Marta. A outra falou sobre uma campanha contra o assédio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade