Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Pesquisa reforça a importância da ciência para o país

Agência Educa Mais Brasil
10 jul 2019 às 16:19

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Divulgada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), pesquisa revela que 60% dos jovens brasileiros são favoráveis ao aumento dos investimentos do país na ciência. Isso diverge dos cortes orçamentários para projetos científicos, como, por exemplo, a provável suspensão das bolsas do CNPq. Outra pesquisa, agora realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia voltada para a Comunicação Pública, com pessoas entre 15 e 24 anos, mostra ainda que o tipo de interesse dos jovens brasileiros na ciência é maior pelo meio ambiente, equivalente a 80%.


A estudante da Escola SESI, Fernanda Marinoski, 15 anos, se descobriu na área científica quando assistiu à apresentação sobre o projeto de iniciação científica. Marinoski, que estuda o 1º ano do ensino médio, iniciou no projeto no curso de inovações tecnológicas em maio deste ano. "Eu e meu grupo estamos em período de formação, que dura um semestre. Nesses seis meses aprendemos o básico: manusear ferramentas, programação, trabalhamos muito com placas do tipo arduíno e etc", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o especialista responsável pela Iniciação Científica na rede SESI Bahia, Fernando Moutinho, os desafios e problemáticas do cotidiano dos alunos são utilizados como base para desenvolvimento e prototipagem de soluções tecnológicas e sinérgicas ao meio ambiente e indústria. "O maior interesse de nossos estudantes está voltado para as áreas de ciências da natureza e matemática, como biotecnologia, programação computacional, robótica e engenharia. No entanto, também temos projetos de pesquisa desenvolvidos em outras áreas como ciências humanas e linguagens", observa Moutinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entre 15 e 29 anos

Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE

Imagem de destaque
Resultados dia 15 de janeiro

Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira

Imagem de destaque
94 mil alunos a menos

Número de matriculados na Educação de Jovens e Adultos cai 75% no Paraná

Imagem de destaque
Até 23h59

Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda


Os estudantes da Escola SESI participam das principais feiras de iniciação científica nacional, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE, USP - São Paulo/SP) e a Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC, Fundação Liberato, Novo Hamburgo/RS).


"No ano de 2018, conquistamos duas vagas na delegação brasileira para representar o Brasil na maior Feira de Iniciação Científica do mundo, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel (International Science and Engineering Fair, INTEL-ISEF) realizada anualmente nos Estados Unidos", pontua Moutinho. As participações rendem premiações como bolsa de iniciação científica júnior do CNPQ, credenciais em Feiras Nacionais e Internacionais, além de prêmios como tablets, medalhas, troféus e certificados.

Tenha mais informações no site do Educa Mais Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo