Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De 15 a 24 anos

Pesquisador da UEL desenvolve bebida gelada de café para jovens

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 mar 2019 às 18:13
- Divulgação/UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um mestrando da UEL (Universidade Estadual de Londrina) está trabalhando em uma pesquisa dentro do programa de pós-graduação do departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos com o objetivo de desenvolver uma bebida gelada de café, agradável ao paladar e viável do ponto de vista mercadológico, com especial atenção à embalagem. Vale lembrar que, na literatura da área, não foram encontrados ainda trabalhos com caracterização físico - química ou aceitação do produto café gelado.


João Leonardo Violin se baseia no fato de que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e tem o segundo maior público consumidor da bebida. Porém, diferente de outros países, os jovens não ajudam a engrossar esta segunda estatística. Além disso, de forma geral, brasileiros não tomam café gelado. Violin é orientado pela professora Marta de Toledo Benassi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Parte de seu público-alvo no está no Instituto Federal do Paraná de Jacarezinho (Norte Pioneiro), onde o mestrando é professor desde 2017, e parte entre colegas da UEL. Delimitou, metodologicamente, a faixa etária de 15 a 24 anos, seguiu protocolos específicos de participação de sujeitos em pesquisa e adotou a técnica de grupo focal, um método qualitativo que permite que os sujeitos pesquisados se expressem e mostrem pontos de vista individuais, coletivos e de subgrupos, eventualmente.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


No grupo focal, os jovens - todos voluntários - foram estimulados a falar da possibilidade e viabilidade de tomar café gelado, assim como discutiram o que a embalagem desse produto deve ter para ser mais atraente ao público jovem. No primeiro momento, havia jovens consumidores e não consumidores de café, mesmo quente, num total de 70 pessoas. A partir dos dados levantados ali, Violin desenvolveu um produto com paladar agradável à faixa etária, com embalagem igualmente atraente.

Publicidade


Além da pesquisa teórica e análises físico-químicas do café para chegar ao sabor desejado, o mestrando fez análise sensorial com os jovens voluntários, que avaliaram produto e embalagem propostos, bem como o preço sugerido.


Aprovado

Publicidade


O resultado foi que os voluntários, ainda que estranhando o café frio, acenaram com a possibilidade de consumir a bebida. Mesmo quem não gostava de café acabou aprovando a ideia. E foram muitas as sugestões apresentadas.


Quanto à embalagem, por exemplo, foi escolhida a que tem cores marrom e preto, que remetem ao grão e à bebida, respectivamente. A imagem de uma xícara foi rejeitada, pois lembra a bebida quente. Uma explicação sobre o preparo também deve constar, de acordo com os pesquisados. O produto pode ser coado, espresso ou solúvel. Violin desenvolveu embalagem em lata, material que tem aspecto tradicional, afetivo, além de prático. O preço também não assustou - ficou mais barato que um refrigerante. Segundo o pesquisador, seria a "porta de entrada" dos jovens para o consumo de bebidas e outros produtos com café.

Publicidade


Esta etapa já rendeu a Violin e a orientadora a publicação de artigo científico.


Em uma segunda fase, mais de 100 voluntários experimentaram o café feito quente e frio, puro, sem açúcar, conjugando intervalos de tempo e diferentes temperaturas, a fim de chegar ao ponto desejado. Diferentes concentrações também foram testadas, até padronizar na proporção 1/10 (café/água). Novamente, a expectativa em relação à embalagem foi grande, mas a reação foi igualmente positiva.

Publicidade


A terceira etapa da pesquisa teve três momentos. O primeiro foi a degustação às cegas, ou seja, o café foi servido, em copo de isopor, sem que o voluntário visse a embalagem. O segundo momento, dias depois, consistiu em apresentar somente a embalagem, à qual o voluntário dava uma nota de zero a 10. No terceiro momento, o voluntário recebeu ambos - bebida e embalagem - para atribuir nota.


Mais uma vez os produtos foram aprovados, e a conclusão é de que são viáveis, em termos de mercado. Frio ou quente, embora diferentes, não apresentaram significativa diferença de aceitação.

Publicidade


Avanços


A professora lembra que há grande número de pesquisas sérias e consolidadas que atestam os benefícios do café para a saúde humana, e que um novo produto, desenvolvido em pesquisa, como esta, torna-se mais uma boa opção. Dali para novos produtos, como a opção café solúvel, seria um curto passo.

A orientadora da pesquisa também disse que as pesquisas continuam avançando: outra mestranda, na mesma linha, estuda a extração e efeitos sensoriais em duas qualidades de café. Trata-se de uma pesquisa que utiliza café que vem da Amazônia e tem parceria com a Embrapa/Rondônia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade