Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ferramenta utiliza radiação

Pesquisadores criam robô para desinfetar ambientes eliminando o Coronavírus

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 mai 2021 às 14:45
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa desenvolvida por docentes das instituições federais de ensino produziu uma tecnologia capaz de desinfetar ambientes e eliminar micro-organismos, a exemplo do novo Coronavírus. O projeto desenvolveu o robô Aurora, uma ferramenta inteligente que realiza a gravação do trajeto que será desinfetado, com a utilização de radiação, e já está sendo testado, em caráter experimental, no Hospital das Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O robô utiliza inteligência artificial para locomoção e otimização da radiação, deixando os ambientes livres de contaminação.


A iniciativa reúne pesquisadores de 3 instituições públicas: o IFPE (Instituto Federal de Pernambuco), Campus Recife; a UFPE; e o CRCN-NE (Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste). O funcionamento do robô Aurora é realizado por intermédio de um operador que utiliza uma IHM (Interface Homem Máquina) para definir o caminho a ser percorrido pelo robô durante a desinfecção. Ao finalizar esse procedimento, o trajeto fica gravado na memória do robô para que o operador possa se retirar do ambiente e dar início ao processo de varredura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia surgiu no início da pandemia e se apresenta como uma eficiente solução tecnológica de combate ao Coronavírus. Segundo o pesquisador e professor do IFPE, Frederico Duarte, o projeto se une a vários outros desenvolvidos pelas instituições públicas de ensino no Brasil para o combate à Covid-19. "Esperamos que seja usado para diminuir o risco de contaminação das pessoas por outros agentes patológicos, como fungos e bactérias, principalmente em ambientes hospitalares”, ressaltou o professor.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


O equipamento possui segurança para os usuários, uma vez que seu funcionamento é realizado sem a presença das pessoas no ambiente. O pesquisador responsável pelo projeto ainda explica que a UVC (radiação ultravioleta na banda C) pode ser prejudicial às pessoas e, por isso, o robô foi programado para agir de forma autônoma. "A radiação atua danificando o material genético de organismos vivos, como bactérias e fungos, ou vírus”, analisou Frederico.

A versão atual do robô é a 2.0 e já foram construídas 10 unidades. A tecnologia poderá ser utilizada em ambientes como hospitais e instituições de ensino, além de muitos outros que tenham circulação de pessoas e que necessitem de desinfecção periódica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade