Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Pesquisadores da UEL se unem para ampliar estudos sobre o novo coronavírus

Agência UEL de Notícias
08 abr 2020 às 11:47
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de pesquisadores ligados ao Departamento de Microbiologia, Departamento de Ciências Patológicas e Departamento de Química da UEL (Universidade Estadual de Londrina) está se mobilizando para ampliar as pesquisas em torno do novo coronavírus, com vistas ao fato de que a pandemia coloca em risco a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. O desafio urgente é desenvolver uma vacina e medicamentos que possam combater a doença.

O chefe do Departamento de Microbiologia, professor Galdino Andrade, do CCB (Centro de Ciências Biológicas), explica que a estratégia é fortalecer o Laboratório integrado de estudos da relação parasito-hospedeiro que integra o Departamento, e que reúne recursos humanos e equipamentos que podem ser usados neste momento de grave crise de saúde pública.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pesquisador explica que uma das linhas de atuação prevê a realização de diagnóstico, ou seja, oferecer suporte para a realização de testes para detecção do coronavírus a partir de metodologias preconizadas pelo Ministério da Saúde, frente à necessidade da sociedade civil, como por exemplo, na ocorrência de um surto epidêmico por coronavírus. Dessa forma, o Laboratório poderia servir de apoio às unidades que já realizam os exames de diagnóstico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições


Paralelamente, o grupo estuda o desenvolvimento de técnicas rápidas e de baixo custo para diferenciação molecular dos principais agentes virais causadores de infecções respiratórias. Para isso a proposta é buscar investimentos para adequar a unidade em Laboratório de Contenção NB2, isto é, dotar o laboratório com toda a estrutura de biossegurança para que os testes possam ser realizados.

Publicidade


"Estamos partindo do fato que se trata de uma demanda urgente, um desafio comparável a um estado de guerra", define ele. Outra necessidade para o trabalho é o treinamento das equipes. Nesse caso, ele acredita que os técnicos da Secretaria de Saúde do Paraná poderiam colaborar. O investimento previsto para a compra de equipamentos e estruturação chega a R$ 300 mil, que deverão ser obtidos por meio de editais de agências de fomento.


Medicamentos - Outra atuação do Laboratório será na pesquisa para identificação de compostos (naturais ou sintéticos) com potencial para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da infecção por coronavírus. Pesquisadores do mundo todo estão debruçados na busca por um medicamento que possa auxiliar no combate à doença.


As informações são de que pelo menos quatro remédios estão sendo testados: hidroxicloroquina (ou cloroquina), usada principalmente contra a malária; kevzara, contra artrite; favipiravir, um antiviral e remdesivir, criado para combater o vírus do ebola. Os testes mais adiantados estariam em Laboratórios da China, Estados Unidos, Israel e França. "Os estudos são ainda pontuais, até porque é algo muito novo", orienta Galdino.

A coordenadora do Laboratório de Virologia Básica, professora Lígia Galhardi, detalha que os estudos desenvolvidos até agora se referem a populações destes países, em um número pequeno de pacientes e de forma experimental. Ela explica que a perspectiva de desenvolvimento de uma vacina ou medicamento efetivo para o tratamento demanda várias etapas desde a pesquisa in vitro até o ensaio clínico, o que pode demorar meses ou anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade