Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate à poluição

Pesquisadores da UEM estudam o uso da casca de tangerina para remoção de corante usado em indústrias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 jul 2021 às 16:10
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um artigo científico de pesquisadores da UEM (Universidade Estadual de Maringá), publicado internacionalmente (acesse o artigo aqui), aborda o uso da casca de tangerina como adsorvente para remoção do corante Laranja Safranina, presente em indústrias farmacêuticas, têxteis e centros de pesquisas. Estudos complementares devem ser desenvolvidos para possibilitar futura aplicação em larga escala, mas desde já há demonstração de benefício socioambiental com essa provável solução de baixo custo para o pré-tratamento de efluentes. A maior taxa de remoção encontrada é de 84,75%.


"O corante Laranja Safranina pode ser facilmente detectado, mesmo em baixas concentrações, tornando-se uma ameaça ao ecossistema aquático, pois afeta diretamente a atividade fotossintética e a taxa de oxigênio dissolvido dos corpos d’água. Portanto, é de suma importância que as indústrias removam efetivamente os corantes da água, a fim de promover o menor impacto possível no meio ambiente”, diz Eduarda Freitas Diogo Januário, doutoranda em Engenharia Química pela UEM. O artigo foi publicado em inglês na revista Environmental Technology (Tecnologia Ambiental).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A casca de tangerina tem facilidade de processamento em grande escala, reciclabilidade, versatilidade e remoção eficiente de vários poluentes orgânicos da água. "Considera-se que um bom material adsorvente é aquele que tem poros em sua superfície. Dessa forma, fizemos a caracterização química, morfológica e estrutural do material, por meio de análises específicas, em que foi possível verificar morfologia porosa e heterogênea, superfície predominantemente negativa [como se a casca fosse um ímã para atrair o corante] e grupos funcionais orgânicos que facilitaram a adsorção”, afirma a doutoranda.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Pesquisadores – Além de Eduarda Januário, são autores do artigo científico internacional sobre a casca da tangerina – todos da UEM: Taynara Basso Vidovix, doutoranda em Engenharia Química; Lennon Alonso de Araújo, doutorando em Biotecnologia Ambiental; Laiza Bergamasco Beltran, mestranda em Ciência de Alimentos; Rosângela Bergamasco, docente do DEQ (Departamento de Engenharia Química) e do PEQ (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química); e Angélica Marquetotti Salcedo Vieira, docente do DAL (Departamento de Engenharia de Alimentos) e do PPC (Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade