Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Prefeitura de Londrina e UEL assinam parceria para a qualificação de professores

Redação Bonde com N.Com
07 mai 2021 às 15:59
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou, nesta sexta-feira (7), o protocolo de intenção para o estabelecimento de um convênio entre a Prefeitura, por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação), e a UEL (Universidade Estadual de Londrina). Através da parceria, a UEL disponibilizará vagas de mestrado profissional para os professores de educação física da rede municipal de ensino. O objetivo é que os docentes tenham a oportunidade de pesquisar e aplicar soluções para os problemas que ocorrem, dentro de sua área de atuação, nas escolas da rede municipal.


Nos próximos dias, a iniciativa será submetida à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e ao Ministério da Educação para aprovação. Entre outros detalhes, a Capes definirá o valor a ser repassado pelo Município à universidade, que considera apenas os custos logísticos do mestrado, já que os salários dos docentes universitários são pagos pela própria instituição de ensino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No total, a rede municipal conta com 300 professores de educação física. A SME realizará uma tramitação interna com o intuito de elaborar o edital do programa. O documento incluirá detalhes como o número de vagas disponíveis e as condições de ingresso – mediante processo seletivo – e participação. Além disso, a pasta disponibilizará alguns dias por semana, dentro do período de trabalho, para que os profissionais selecionados possam realizar seus estudos. A previsão é que as formações continuadas tenham início em 2022.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ações humanas

Onda de calor de março no Brasil foi intensificada pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia


De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, a intenção da administração é que, futuramente, servidores municipais de outras áreas profissionais sejam contemplados com programas semelhantes. "O que estamos desenvolvendo com os professores de educação física é um projeto-piloto. Em seguida, vamos realizar outras iniciativas desse tipo com todos os profissionais da rede municipal de ensino. Quem ganha com isso é a sociedade londrinense, que poderá contar com servidores ainda mais qualificados”, afirmou Marcelo.

Publicidade


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, salientou que esse será o primeiro convênio do tipo no Brasil. Moraes destacou, também, que a UEL é referência de qualidade na área de educação física escolar. "Se existe uma solução para a educação básica no Brasil, essa solução passa pelo professor. Por isso, a ideia é que esse seja o primeiro processo e que todo anos tenhamos uma nova entrada de docentes. Lembro, ainda, que o papel do professor de educação física é ainda mais essencial nesse momento de pandemia, em que as pessoas precisam reforçar os cuidados com sua saúde física e mental”, disse.


O reitor da UEL, professor-doutor Sérgio Carvalho, parabenizou a gestão atual pela sensibilidade e proatividade na abordagem das questões relativas à educação. "Essa administração tem se notabilizado por prestar suporte à universidade, sempre que é preciso. Com essa parceria, esperamos contribuir para que o Município possa reter profissionais cada vez mais qualificados e motivados. Tenho certeza de que, daqui, sairão novas parcerias entre as duas instituições”, pontuou.

O professor da rede municipal e diretor da Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior, Amauri Cardoso, desempenhou um papel importante na articulação do convênio. Segundo ele, o acesso ao mestrado profissional vai atender um desejo antigo dos docentes da rede. "É um dia histórico para Londrina, pois esse programa vai contribuir diretamente para o desenvolvimento da cidade. A qualidade da educação tem que passar também pela formação dos professores, daí a importância dessas atividades”, frisou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade