O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, foi exonerado do cargo. O desligamento foi anunciado pelo governo no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26).
Até esta reportagem, não foi informado o nome de quem o substituirá no cargo. Nesta semana, Lopes apresentou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) o cronograma de trabalho do Inep para 2021, durante a reunião extraordinária pública.
Na quinta-feira (25), ele apresentou uma proposta de atualização da lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), objetivando "iniciar um debate em torno do tema” para, posteriormente, se chegar "a uma minuta de projeto de lei que reúna os consensos em relação a possíveis avanços na legislação”.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Ele ocupava o cargo desde maio de 2019. Antes, foi diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República (entre janeiro e maio de 2019); subsecretário de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais e Sociais do Governo do Distrito Federal (de maio de 2016 a dezembro de 2018) e chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, (de abril a maio de 2016).
Bacharel em direito pela UnB (Universidade de Brasília), Lopes é engenheiro químico formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).