Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Volta às aulas

Procon-LD: veja dicas para compra de material escolar

N.Com
08 jan 2020 às 18:54
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em época de férias escolares, pais e responsáveis se preparam para o novo ano letivo. E é no mês de janeiro que a maioria opta por realizar a compra dos materiais escolares. Para auxiliar os consumidores a adquirirem os itens da forma mais justa, o Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) repassa dicas e orientações importantes para a população colocar em prática.

A primeira refere-se a lista encaminhada pela escola. Nesta, devem constar apenas materiais utilizados pelo aluno nas atividades pedagógicas diárias, em quantidade coerente. Materiais para uso comum da unidade, como produtos de limpeza e higiene, ou de uso administrativo, não devem constar na lista do aluno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, a lista de materiais fornecida pela escola não pode restringir marcas, ou exigir que a compra seja realizada em determinado estabelecimento comercial.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Para garantir os melhores preços, a sugestão do Procon de Londrina é que o consumidor faça uma pesquisa em vários estabelecimentos e lojas. É possível solicitar o orçamento completo nestes locais, para facilitar a comparação dos valores.

Publicidade


A compra em atacado é outra forma de economizar. Grupos de pais e responsáveis se unem para, juntos, comprarem os materiais em maior quantidade. Isso reflete em um preço mais baixo para todos.


Por fim, o Procon orienta que os pais e responsáveis não deixem as compras para a última hora, evitando filas. E solicitem sempre a nota fiscal dos produtos.

O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, destacou que, caso o consumidor observe algum descumprimento da legislação, entre em contato com o órgão para fazer sua denúncia ou obter mais informações. A sede de Londrina fica na Rua Mato Grosso, 299, centro, e o funcionamento ocorre das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Os telefones para contato são 151 e (43) 3345-0396, e o e-mail é [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade