Em época de férias escolares, pais e responsáveis se preparam para o novo ano letivo. E é no mês de janeiro que a maioria opta por realizar a compra dos materiais escolares. Para auxiliar os consumidores a adquirirem os itens da forma mais justa, o Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) repassa dicas e orientações importantes para a população colocar em prática.
A primeira refere-se a lista encaminhada pela escola. Nesta, devem constar apenas materiais utilizados pelo aluno nas atividades pedagógicas diárias, em quantidade coerente. Materiais para uso comum da unidade, como produtos de limpeza e higiene, ou de uso administrativo, não devem constar na lista do aluno.
Além disso, a lista de materiais fornecida pela escola não pode restringir marcas, ou exigir que a compra seja realizada em determinado estabelecimento comercial.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Para garantir os melhores preços, a sugestão do Procon de Londrina é que o consumidor faça uma pesquisa em vários estabelecimentos e lojas. É possível solicitar o orçamento completo nestes locais, para facilitar a comparação dos valores.
A compra em atacado é outra forma de economizar. Grupos de pais e responsáveis se unem para, juntos, comprarem os materiais em maior quantidade. Isso reflete em um preço mais baixo para todos.
Por fim, o Procon orienta que os pais e responsáveis não deixem as compras para a última hora, evitando filas. E solicitem sempre a nota fiscal dos produtos.
O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, destacou que, caso o consumidor observe algum descumprimento da legislação, entre em contato com o órgão para fazer sua denúncia ou obter mais informações. A sede de Londrina fica na Rua Mato Grosso, 299, centro, e o funcionamento ocorre das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Os telefones para contato são 151 e (43) 3345-0396, e o e-mail é [email protected].