Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Acompanhe a cerimônia de posse

Professores da UEL são eleitos conselheiros da Sociedade Brasileira da Ciência

Redação Bonde com Agência UEL
30 jun 2021 às 17:20
Continua depois da publicidade

Os professores Maria Carolina de Godoy e Frederico Augusto Garcia Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do CCH (Centro de Letras e Ciência Humanas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) foram eleitos como conselheiros da SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência). Maria Carolina foi eleita como secretária adjunta da regional do Paraná e Fernandes, para a vaga de suplente na grande área de Humanidades. A representante de Humanidades escolhida pelas associações foi Andre Zhouri, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Com a mudança de estatuto da Sociedade, as associações filiadas podem indicar até dois representantes por grande área, diferente do que ocorre nas eleições para a Diretoria, que consiste numa votação feita pelos associados. Os dois professores eleitos compõem a Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação em Linguística e Literatura). A SBPC tem 54 associações filiadas, das mais diversas áreas do conhecimento, como o Fórum de Humanidades – nome reduzido para a sigla FCHSSALLA (Fórum de Ciências Humanas e Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes).

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


De acordo com Fernandes, as expectativas para o mandato, de três anos, são atuar na luta pelo aumento dos repasses federais para as pesquisas em Humanidades por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). "Atualmente temos uma avaliação muito utilitária das ciências, como se os investimentos em Humanas hoje rendessem dinheiro amanhã. Isso é uma falácia”.


Inovação e tecnologia - Outras pautas de grande importância são a discussão ética a respeito das pesquisas na grande área. Atualmente, alguns pontos importantes para as pesquisas de Humanidades não são contemplados pelo Comitê de Ética do Ministério da Ciência & Tecnologia. "Estamos conseguindo, via congresso nacional do Fórum das Associações, estabelecer que somente os estudos clínicos sejam submetidos à apreciação do Comitê de Ética”.


Um ponto de grande debate na área, a submissão das pesquisas em Humanidades às áreas de inovação e tecnologia (como pré-requisito para financiamento por meio dos órgãos federais) também merecerá a atenção dos representantes. Para isso, o representante aposta na sensibilização da comunidade acadêmica e do Governo Federal. "As pesquisas em Humanidades estão submetidas cada vez mais a uma lógica mercadológica e pragmática, que muitas vezes não corresponde aos seus objetivos.”

Continua depois da publicidade


A professora Maria Carolina, que assume a regional do Paraná com a secretária Carolina Arruda de Oliveira Freire, do Departamento de Fisiologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), avalia que é muito importante ocupar esse espaço no fortalecimento de ações em prol do conhecimento científico. "Como pesquisadora da área de Letras, considero fundamental das visibilidade às pesquisas e manter diálogos com outras áreas do conhecimento”, ressalta.

Posse – A cerimônia de posse dos professores na SBPC será durante a 73ª Reunião Anual da SBPC, entre 18 e 24 de julho. O tema do encontro é "Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade” e a transmissão será pelo canal da SBPC no YouTube – Canal SBPC.


Continue lendo