18/01/21
PUBLICIDADE
Maringá

Professores da UEM ganham prêmio Dr. Acir Rachid de Reumatologia

Divulgação/ASC
Divulgação/ASC


Na noite da última quinta-feira (26) a pesquisa resultante de um trabalho de conclusão de curso do Departamento de Medicina (DMD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolvida no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu o 1º lugar no Prêmio Dr. Acir Rachid, concedido pela Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR).


Vencedor na categoria trabalho original, intitulado "Efetividade da Proteína/Creatina na Amostra Isolada de Urina na Avaliação da Nefrite Lúpica” do Programa de Residência Médica em Reumatologia do DMD/HUM defendido no início do ano pela hoje reumatologista Sueny de Paula Munarin Sanches. Tiveram participação ainda os docentes Paulo Roberto Donadio (Orientador); Juliana Yuri Sekiyama, Sergio Seiji Yamada, e Fernanda Maria Borghi, do Departamento de Medicina, Emerson Barili, do Departamento de Estatística, e Pedro Henrique Pelissari, Médico Residente de Reumatologia.

"Já havíamos concorrido e ganhado algumas vezes com relatos de casos, mas este ano foi a primeira vez nesta categoria de pesquisa clínica. É com grande orgulho que recebemos este prêmio, não só pelo seu valor como premiação, mas também como homenagem que presta ao nosso grande mentor na reumatologia paranaense e brasileira”, ressalta Paulo Roberto Donadio.

O Prêmio Dr. Acir Rachid de Reumatologia foi instituído pela SPR em 2005, e é conferido anualmente aos três melhores trabalhos. Em tempos de pandemia, o foi revelado on-line, durante a última reunião científica de 2020. Estas reuniões ocorrem mensalmente, e durante este ano foram todas virtuais, incluindo a Jornada de Reumatologia que ocorre anualmente, com a participação da maioria dos reumatologistas de todo o estado do Paraná.

Acir Rachid, falecido há 4 anos, foi criador da disciplina de Reumatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a primeira desta especialidade em universidades públicas federais. Se estivesse vivo completaria 100 anos em 2021. Deixou importante legado para a reumatologia paranaense e brasileira. Em 2010, durante o congresso da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia, foi uma das seis personalidades mundiais distinguidas com o título de "Maestro da Reumatologia Panlar”.
Notícias UEM
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Confira!

Locais de prova do Enem Digital estão disponíveis para consulta

18 JAN 2021 às 15h12
Prova polêmica!

Pela segunda vez, Enem deixa de abordar ditadura militar

18 JAN 2021 às 14h55
Saiba mais

Saiba como é o sistema de correção do Enem

18 JAN 2021 às 10h38
Em Londrina também

Candidatos do Enem são retirados de salas por excesso de participantes

17 JAN 2021 às 16h49
É hoje

Estudantes fazem primeira prova do Enem 2020

17 JAN 2021 às 12h30
Entenda

Justiça Federal mantém data do Enem no Paraná

16 JAN 2021 às 17h03
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados