As inscrições para o Enem (Exame nacional do Ensino Médio) já encerraram e agora os alunos estão focados no estudo. A redação continua sendo o principal desafio para os estudantes, mas com algumas dicas simples, o texto pode obter notas maiores e ajudar a melhorar os índices para entrar na universidade.
Os professores de redação da plataforma ProEnem dão alguns conselhos para uma redação nota 1000. No entanto, os profissionais alertam que não existem segredos para obter uma boa nota, mas empenho, organização e muita atenção na hora da escrita.
Não subestime suas ideias e aprenda a fazer associações
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
A ansiedade sobre o tema da redação tira o sono de muitos estudantes, que temem não saber nada sobre a proposta. Contudo, os temas geralmente tecem sobre fatos da atualidade e raramente algum candidato não vai ter nenhuma noção sobre o que se trata - mesmo que mínima. Para se sair bem é preciso confiar nas próprias ideias e aprender a associá-las com outras disciplinas, como sociologia, filosofia, geografia e história.
Planeje
É preciso ler, entender o enunciado e os textos de apoio - a tarefa fica mais simples se o candidato preserva o hábito da leitura ao longo dos meses de preparo, para exercitar o raciocínio rápido e a interpretação de texto.
Foque na organização
Ou seja, no esqueleto do texto. O tema, a tese e os argumentos devem ficar claros no texto e também é importante lembrar que toda dissertação tem título, introdução e uma conclusão - um problema comum são as dissertações sem começo, meio e fim.
Memorize citações de grandes pensadores e inclua uma na redação
É importante que faça sentido dentro do texto - mas não esqueça de dar crédito para o autor. Esse exercício ajuda a prender a atenção do avaliador, deixa a discussão mais interessante, além de gerar uma sensação de conhecimento sobre o tema proposto.
Fique pronto para elaborar propostas de intervenções
Isso quer dizer possíveis soluções para o problema tratado. A proposta pode estar no último parágrafo, mas deve ser fundamentada. Os profissionais indicam uma breve retomada a ideia principal, para contextualizar o leitor e, mais importante, indicar como essa mudança seria realizada - é preciso ser realista.