A oitava edição do LARA (Latin American Research Awards), o programa de bolsas de pesquisas do Google direcionado para América Latina, já está com inscrições abertas para alunos da pós-graduação. Há bolsas para pesquisas de mestrado e doutorado. Neste ano, o Google vai disponibilizar R$ 2,5 milhões para estudantes de mestrado e doutorado, juntamente com seus professores.
A iniciativa tem como objetivo investir em projetos de pesquisa que podem impactar positivamente a sociedade e contribuir para o bem-estar social. Os candidatos têm até o dia 30 de julho para realizar a inscrição, que pode ser feita através deste site. Lançado em 2013, o programa já investiu mais de 3,5 milhões de dólares para financiar cerca de 120 projetos latino-americanos em parcerias com diversas universidades.
Áreas em que o programa disponibiliza bolsas de estudo
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Por conta da pandemia da Covid-19, uma seção especial que trata sobre a doença foi criada pelo Google para recebimento de pesquisas sobre o tema. Outros campos de atuação que possibilitam a disponibilização de bolsas de estudo são:
· Geo/Maps;
· Interação entre humanos e computadores;
· Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica); · Internet das coisas (com a inclusão de cidades inteligentes);
· Machine learning (aprendizado de máquinas) e data mining (mineração de dados);
· Dispositivos móveis;
· Processamento natural de línguas;
· Interfaces físicas e experiências imersivas;
· Privacidade;
· Outros assuntos relacionados à pesquisa na web.