Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Nacional do Livro

Programa disponibiliza livros acessíveis para crianças com deficiência

Redação Bonde com assessoria de imprensa
29 out 2020 às 15:40
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estão disponíveis para responsáveis, tutores e crianças com deficiência os novos livros do programa Leia para uma Criança, desenvolvido pelo Itaú Social e Itaú Unibanco. Para conferir as obras "Com que roupa irei para a festa do rei?” e "A visita”, adaptadas com múltiplos recursos de acessibilidade, basta entrar no site euleioparaumacrianca.com.br e realizar um breve cadastro. Também é possível encontrar mais oito títulos das campanhas anteriores na versão audiovisual acessível. Todas as obras foram adaptadas pela Mais Diferenças, organização especializada em promoção da educação e cultura inclusivas.


Os livros contam com textos e ilustrações originais das obras, narração em áudio, descrição e animação das imagens, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também estão disponíveis os títulos: O tupi que você fala; Leo e a Baleia; Quero colo!; Pedro vira porco-espinho; Em cima daquela serra; Selou e Maya; Poeminhas da terra e Dorme, menino, dorme.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em seus 10 anos de existência, o programa Leia para uma Criança busca oferecer literatura de qualidade para todas as crianças, incluindo as com deficiência, seja visual, auditiva ou cognitiva, por isso a preocupação com a acessibilidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especial LED

Lázaro Ramos é escalado pela Globo para apresentar especial de educação na emissora

Imagem de destaque
O Caco!

Cientistas nomeiam nova espécie fóssil de sapo de Kermit, dos Muppets

Imagem de destaque
Saiba mais

Inscrições para concurso da Caixa terminam nesta segunda; saiba como participar

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro


"O livro acessível traz múltiplos recursos para que a criança com qualquer tipo de deficiência possa compartilhar a literatura da forma mais completa possível. A literatura faz parte da formação do indivíduo e é muito importante para seu desenvolvimento integral”, explica a coordenadora de Engajamento e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Publicidade


A obra "Com que roupa irei para a festa do rei?” escrita por Tino Freitas, com ilustrações de Ionit Zilberman, conta a preparação dos animais para um grande evento. Traz um texto ritmado e ilustrações que dão pistas para entender a história. Já "A visita”, de Antje Damm, convida o leitor a participar de alguns momentos do dia a dia de Elise, acompanhando as transformações que ocorrem em sua vida a partir da chegada de uma curiosa visita.


Livros em braile e fonte ampliada e múltiplos formatos acessíveis


O Itaú Social também distribuirá quatro mil livros físicos em braile e em fonte ampliada e 5000 livros físicos acessíveis, que acompanham um DVD contendo os livros audiovisuais com diversos recursos acessíveis: narração em áudio, descrição e animação das imagens e tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Parte das coleções em braile foi direcionada para pessoas físicas que se cadastraram no site da campanha até o último dia 23.

Os demais livros serão direcionados para crianças matriculadas na rede pública de municípios considerados de alta e muito alta vulnerabilidade, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com monitoramento de indicadores sociais do Unicef, além de municípios que fazem parte do programa Melhoria da Educação. Os livros em braile foram produzidos em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade