Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Gosta de Tecnologia?

Programa EduTech abre 150 mil vagas para cursos de programação

Redação Bonde com AEN
02 mar 2021 às 15:45
Continua depois da publicidade

O programa Edutech, lançado pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), tem 150 mil vagas abertas para cursos gratuitos de programação, games e animação, destinados a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual. As aulas acontecerão via Google Classroom, com um professor de programação como tutor de cada turma. Elas têm início em 22 de março e se encerram junto com o fim do ano letivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 12 de março em educacao.pr.gov.br/programacao.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


As trilhas de ensino dos cursos se dividem por séries. Alunos dos 6º e 7º anos podem cursar o nível 1 de "Games e animações”, enquanto os dos 8º e 9º anos podem cursar o nível 2. Essas trilhas visam a criação de jogos 2D, desde a concepção do tema, passando pelo desenvolvimento da parte visual de animação, até a programação para o funcionamento do jogo.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio estudarão "Programação front-end com HTML e CSS”, aprendendo a aplicar a lógica da programação na construção de páginas e sites, utilizando HTML5 e CSS3, que são as tecnologias de base usadas no mercado de trabalho.


Para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, há duas opções: "Desenvolvimento de mobile baseado em JavaScript” e "Data Science” (Ciência de Dados). Enquanto o primeiro visa o desenvolvimento de aplicativos mobile (que funcionam em smartphones, computadores ou tablets), o segundo consiste no processamento, análise e armazenamento de dados — uma área em crescimento, hoje, nos setores de tecnologia.


Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do Técnico podem escolher entre "Programação em Java”, aplicando essa linguagem de programação a interfaces simples, passando pelo armazenamento de informações e até o desenvolvimento de uma aplicação completa, e "Programação em Python”, trabalhando desde aplicações que manipulam informações simples, como dados de hardware, até informações complexas de alto poder de processamento, como ações dentro de games.

Continua depois da publicidade


"São cursos de programação de alto nível, de ponta, para que possamos preparar o nosso aluno tanto no pensamento computacional como para o mercado de trabalho”, afirma Gustavo Garbosa, diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria.


"Também planejamos fazer acordos com algumas câmaras municipais e entidades privadas para que os alunos em destaque possam, ao terminar o curso, ingressar diretamente nessas empresas e já ter um salário competitivo como estagiário ou como profissional da área de programação”, acrescenta.


Mercado de trabalho — Tatiana Cristina Zappe (35) faz curso técnico subsequente na rede estadual e é aluna do curso de programação na área de Data Science desde outubro de 2020. Ela aplica os conhecimentos adquiridos nas aulas ao seu trabalho na PhoneTrack, uma empresa de análise e classificação de dados de voz. "O curso me ajudou muito a entender programação Java e introdução à linguagem HTML. Consegui desenvolver muitas habilidades nesse campo”, conta Tatiana, que atua no suporte técnico da companhia.


Mil professores e 10 mil estudantes do Ensino Médio já participaram da primeira oferta dos cursos gratuitos de programação, que tiveram início em outubro de 2020 e seguem até março de 2021. Após o encerramento, os alunos participarão de um evento para compartilhar os trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas.


"Esse é um projeto que nos dá grande orgulho, por isso, decidimos ampliá-lo em 2021. Além de conhecimento, proporciona condições para nossos alunos trilharem uma carreira no futuro em um mercado que cada vez mais busca esses profissionais”, destaca Renato Feder, secretário da Educação e do Esporte.


Confira, nos links abaixo, vídeos explicativos sobre cada trilha de ensino:

6º e 7º ano — Games e animações | Nível 1: youtu.be/qwD2SyzTaEo
8º e 9º ano — Games e animações | Nível 2: youtu.be/HmmsCCZqz3Q
1º ano — Programação front-end com HTML e CSS: youtu.be/rBwthXQhlrg
2º ano — Ciência de dados: youtu.be/uaydk14KJz0
2º ano — Desenvolvimento mobile baseado em JavaScript: youtu.be/Xhn7bFYgoOg
3º ano — Programação em Java: youtu.be/N5ZM4wshW28
3º ano — Programação em Python: youtu.be/tFvleMCERUk


Continue lendo