Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Programa Formadores em Ação tem novas datas e prazos em 2021

AEN
11 fev 2021 às 16:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O grupo de estudos Formadores em Ação está com novas datas e prazos para 2021. O processo terá três avaliações para os interessados nas vagas de Professor Formador e um novo calendário para o início das jornadas. O objetivo dos cursos é aprimorar a formação de docentes da rede estadual de ensino. As inscrições estão abertas desde o dia 6 de janeiro.


O processo seletivo para professores formadores terá três datas, e os professores que não forem selecionados na primeira prova podem concorrer novamente. As provas serão sempre aos domingos, sendo a primeira avaliação em 21 de fevereiro, com inscrições até o dia 19 (sexta-feira). A segunda oportunidade acontece em 07 de março, com prazo de inscrição até dia 05. A última avaliação será em 28 de março, com inscrições até dia 25.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os professores que se inscreveram como cursistas (até 07 de fevereiro) terão o início da formação no dia 22 de fevereiro nas disciplinas que já estavam sendo abordadas em 2020 - Biologia, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Química, respeitando o total de vagas disponíveis para esta oferta. As outras disciplinas vão iniciar em 22 de março, com a abertura de novas turmas para as disciplinas de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Para os cursistas é necessária apenas uma inscrição, com a qual o professor poderá participar de todas as jornadas. Os que iniciarem o grupo desde a primeira jornada vão completar um total de 100 horas de formação. As inscrições seguem normalmente, de acordo com o calendário:

Publicidade


Inscrição até 07/02 - formação inicia em 22/02;


Inscrição até 01/03 - formação inicia em 22/03;

Publicidade


Inscrição até 11/04 - formação inicia em 10/05;


Inscrição até 27/06 - formação inicia em 26/07;

Publicidade


Inscrição até 22/08 - formação inicia em 20/09.


"O principal objetivo do curso é ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, aprimorando a formação de docentes”, diz Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte. "Em 2020 tivemos ótimos resultados, com 8 mil professores participando como cursistas e mais de 500 como formadores. Por isso, neste ano, o projeto está sendo ampliado e haverá grupos que contemplam, também, os pedagogos”, destaca.

Publicidade


Sobre o curso - O programa é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela secretaria estadual e dividido em jornadas de formação. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos. Podem participar do grupo de estudo todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.


A professora Léia Desplanches dos Santos, que ensina Ciências e Matemática no município de Cerro Azul, participou do Formadores em Ação em 2020 e conta que o curso a auxiliou a utilizar novas ferramentas em suas aulas. "Foi um aprendizado incrível. Posso dizer com propriedade que a partir desse curso serei uma outra professora. É maravilhoso saber que estou no caminho certo”, comenta.

Mais informações sobre o programa Formadores em Ação estão disponíveis AQUI e também no Edital N.º 14/2020 – DG/SEED.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade