O MEC (Ministério da Educação) oferece, a partir de março de 2021, 30 mil vagas para professores de escolas públicas em Educação Olímpica e Paralímpica do mundo. A iniciativa visa capacitar os educadores no ensino de diferentes modalidades e promover os valores do esporte.
Serão mais de 120 horas de cursos on-line e gratuitos, oferecidos pelo MEC, com apoio do Programa Impulsiona. Podem se inscrever professores de educação física ou que sejam responsáveis pelas atividades físicas nas escolas e coordenadores pedagógicos.
Além dos cursos, estarão disponíveis gincanas, vídeos, planos de aula e conteúdos complementares prontos para serem aplicados com estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
"Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio vão ser muito mais do que uma competição esportiva”, conta Vanderson Berbat, diretor do Instituto Península, parceiro do MEC na formação. "É um momento único de ampliarmos a prática dos valores do esporte, como amizade, excelência e respeito, temas muito importantes nos tempos atuais. Vamos levar essa força para dentro das escolas.”
Segundo Renato de Oliveira Brito, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, do MEC, "a formação aborda diferentes esportes e valores, contemplando teoria e prática. A educação esportiva será uma ferramenta importantíssima no acolhimento dos estudantes em 2021. Precisamos cuidar do corpo e da mente dos nossos jovens.”
Para se inscrever, os professores devem acessar o portal do impulsiona.org.br