Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Contribuição

Projeto da UEL auxilia trabalhadores de cooperativa com doação de aventais

Agência UEL de Notícias
23 abr 2020 às 10:32
- Divulgação/Ninter UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores do Ninter (Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos), projeto da UEL (Universidade Estadual de Londrina) utilizam banners de lona para produzir 40 aventais para trabalhadores da cooperativa CooperMudança, localizada na região norte de Londrina. A cooperativa é responsável pela coleta de resíduos recicláveis do Hospital Universitário. A entrega dos aventais foi realizada na noite da última sexta-feira (17).

Os pesquisadores do Ninter identificaram que os recicladores faziam a coleta dos materiais sem o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Com isso, o grupo se mobilizou com o objetivo de produzir os aventais para evitar o contato direto dos trabalhadores com os resíduos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os banners foram coletados por meio do projeto de extensão coordenado por Camila Doubek, diretora da Gráfica da UEL e professora do Departamento de Design. Ela conta que selecionou banners doados para o projeto e fez a modelagem dos aventais. A produção ficou por conta das costureiras do Grupo Retraço Novo, do Distrito de Lerroville, em uma parceria com a empresa Unimed.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Camila explica que é uma ação com ênfase nos principais pilares da sustentabilidade: ambiental e social. "Ambiental, pois conseguimos reutilizar o banner, que é feito de material não reciclável e acaba lotando os lixões de Londrina. Na questão social, foi gerado renda para o grupo de costura Retraço Novo, de Lerroville, e como resultado, equipamento de segurança para trabalhadores em vulnerabilidade social. Eles estão expostos aos resíduos do Hospital, que nos dias de hoje estão especialmente perigosos", explica.

Publicidade


Além dos aventais, o Ninter conseguiu doações de luvas e máscaras para que os trabalhadores da cooperativa atuem com mais segurança, utilizando EPIs adequados.


Ações

Publicidade


Os integrantes do projeto também arrecadaram cestas básicas para 36 trabalhadores idosos da cooperativa de reciclagem Cooper Região, localizada região oeste da cidade. A entrega foi realizada no dia 9 de abril e a prestação de contas da arrecadação está disponível na página do Ninter.


A ação solidária e emergencial teve o objetivo de ajudar os trabalhadores idosos, sendo a maioria mulher e chefe de família.

Publicidade


Os recicladores com mais de 60 anos estão impossibilitados de trabalhar desde o dia 23 de março, por se enquadrarem no grupo de risco do novo coronavírus - conforme classificação das autoridades de saúde. Como consequência, estão sem fonte de renda para comprar comida.


Ninter

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos tem como objetivos combater o desperdício de materiais; reduzir o impacto ambiental, social e econômico provocado pelo desperdício; promover a inovação a partir de resíduos e criar novas cadeias de valor. O Núcleo reúne pesquisadores das áreas de Design, Administração, Engenharia Civil, Microbiologia e Física. A coordenação das atividades é da professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração, e do professor Cláudio Sampaio, do Departamento de Design.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade